Publicado em 27 Apr 2021

As preferências do consumidor e a análise do custo-benefício

Redação

O custo de oportunidade é qualquer coisa de que se tenha de abrir mão para obter algum produto ou serviço. Muitas vezes os tomadores de decisão verificam que o benefício obtido não compensa o custo e o negócio não é efetivado. Ele é fator determinante na concretização de negócios em uma sociedade. Além disso, muitas ações na vida envolvem a efetivação de pequenos ajustes adicionais a um plano de ação existente. Os economistas os denominam de alterações marginais. Assim, a tomada de decisão depende de fatores subjetivos influenciados por uma dinâmica de incentivos ou vantagens.

César Bergo – 

Um ponto importante da teoria econômica é a questão relacionada às preferências do consumidor por bens e serviços. Muitas situações viáveis existem, mas umas são claramente preferíveis às outras, considerado o fato de que necessitam de menos recursos para que sejam obtidos os mesmos resultados.

A economia se ocupa precisamente de buscar essas situações mais eficientes, que permitam maior satisfação das necessidades humanas com o menor esforço possível o que, inquestionavelmente, integra a forma de atuar racional do homem em todos os tempos. A racionalidade econômica está igualmente presente na avaliação do custo-benefício de determinada ação ou empreendimento econômico, cuja base teórica é conhecida como o custo de oportunidade.

O custo de oportunidade é qualquer coisa de que se tenha de abrir mão para obter algum produto ou serviço. Muitas vezes os tomadores de decisão verificam que o benefício obtido não compensa o custo e o negócio não é efetivado. Ele é fator determinan...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica