A convergência necessária entre a neoindustrialização e as commodities
Redação
Para aumentar a produtividade e ter uma matriz econômica e industrial robusta, não deveriam ser necessárias ações focadas, mas apenas a boa gestão do estado: infraestrutura, capacitação de recursos humanos, segurança jurídica e pública, integração internacional e custo de capital adequado.
Denis Balaguer –
Qual deve ser o foco de uma política industrial? A verdade é que boa parte da discussão sobre a recente anúncio de políticas de neoindustrialização, ainda que traga pontos importante sobre o papel do estado e as más experiências recentes, passa ao largo desta questão que me parece ser central.
Não que a discussão de política industrial não seja relevante ou conveniente. Para um país preso na armadilha da renda média, com a produtividade estagnada há décadas, e em um momento de grande transformação global, é legitimo reconhecer que existem espaços para algum tipo de indução.
O problema fulcral é um entendimento equivocado do que deveria ser a natureza de uma política industrial – especialmente no panorama econômico e tecnológico do Século XXI. A política industrial, por ser uma intervenção na dinâmica econômica, deveria ter um foco maior nas assimetrias e falhas tendo em vista um objetivo de avanço na fronteira produtiva.
No entanto, quando se olha a política industrial (e boa parte das versões anteriores, de diversos governos), o que se constata é um remendo para compensar a falta de competi...