Publicado em 26 jul 2022

Qual a importância da governança no contexto ESG e suas melhores práticas?

Redação

Quando se abordam as questões sobre governança corporativa, as pessoas ainda estão envolvidas em um processo de evolução, onde há necessidade de construção de análises e conceitos aderentes às diversas relações empresariais. Em muitas empresas, a governança corporativa é entendida como devida diligência, uma pauta direcionada para o atendimento às leis e normas e, a processos para verificação e auditoria. Mas, para outras empresas, com outras interpretações, governança é mais do que meramente atender ao cumprimento legal, é uma grande questão que envolve desde conceitos morais e éticos até mesmo ações práticas para o desdobrando estratégicos que podem comprometer a reputação e imagem dos negócios e dos gestores.

Christie Bechara – 

Estamos vivendo em um cenário de grandes transformações mundiais, o que certamente impactou no desempenho de muitos negócios. Porém, mesmo diante dessa conjuntura repleta de variáveis e transições, algumas certezas no mundo dos negócios seguem válidas como é o caso dos impactos da sigla ESG (Environmental, Social and Governance) que despontou com incrível popularidade e trouxe para as agendas corporativas muitas pautas estratégicas que estão orientando empresas em relação ao modo de realizar negócios mais sustentáveis, considerando os parâmetros mais atuais para atingir bom desempenho em relação aos seus impactos no âmbito social, ambiental, econômico e governança corporativa.

Mesmo com esse atual destaque para a sigla, ainda há profundos questionamentos em relação ao G, de governança corporativa, como: por que o tema governança aparece neste momento? Quais seriam os eixos direcionadores para se fazer uma boa governança? Quais as práticas que as empresas devem seguir? Isto auxilia a empresa a traçar melhores estratégias para sua sustentabilidade?

Ao abordar ques...

Artigo atualizado em 26/07/2022 05:39.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica