A governança da tecnologia da informação (TI) para um estratégico uso de dados
Redação
A governança de TI é uma ferramenta necessária para garantir que os investimentos em tecnologia estejam bem alinhados aos objetivos da empresa. Busca e utiliza recursos tecnológicos para atingir objetivos da forma mais adequada e eficiente. Com esse conjunto de práticas de gerenciamento de recursos de TI, a empresa consegue controlar e medir os resultados dos aplicativos implantados. Aliás, quando bem implementada, a governança de TI traz inúmeros benefícios como melhoria de processos, aumento da segurança cibernética, redução de custos e riscos, etc. Dada a sua importância, é fundamental que as empresas e os seus gestores compreendam o que é e quais as suas melhores práticas. Existem requisitos normativos que orientam os membros dos corpos diretivos das organizações e seus gerentes executivos sobre as implicações do gerenciamento de dados. Eles permitem um diálogo informado entre o corpo diretivo e a equipe de gestão sênior/executiva de uma organização, para assegurar que o uso de dados em toda a organização esteja alinhado com a direção estratégica definida pelo corpo diretivo. Também cobrem a identificação das informações que um corpo diretivo requer para avaliar e direcionar as estratégias e políticas relacionadas a um negócio baseado em dados; e a identificação das capacidades e do potencial dos sistemas de medição que podem ser usados para monitorar o desempenho dos dados e seus usos.
Da Redação –
Em suma, o corpo diretivo de uma organização espera e requer da equipe de gerenciamento de dados, a fim de assegurar que os princípios de governança de TI possam ser implementados e estão sendo mantidos para os dados e seu uso pela organização. Como os principais processos de negócios de quase todas as organizações se tornam muito mais dependentes de dados, o uso estratégico desses dados torna sua governança uma prioridade para os corpos diretivos das organizações.
Essa governança de dados, como parte da governança geral de TI, visa ajudar a organização a extrair valor de negócios dos dados, enquanto opera em um nível de risco aceitável e com um nível apropriado de responsabilidade dos dados e seu uso. O corpo diretivo é responsável pela estratégia da organização, ou seja, os gerentes são responsáveis por atingir os objetivos estratégicos organizacionais dentro das estratégias e políticas de uso de TI estabelecidas pelo corpo diretivo.
No entanto, o gerenciamento não apenas aceita a estratégia definida pelo corpo diretivo, mas também deve fornecer propostas e planos para auxiliar na criação dessa estr...