Publicado em 01 abr 2025

Os praticantes do lean six sigma (LSS) são os médicos dos processos

Redação

Para departamentos novos em melhoria de processos de negócios, uma avaliação de prontidão LSS é como fazer um exame físico anual. Não há nada de errado, mas os processos devem ser avaliados ocasionalmente para detectar quaisquer sinais de alerta precoce de problemas futuros.

R. Scott Force - 

Os praticantes do lean six sigma (LSS) são encarregados de avaliar um processo para descobrir suas enfermidades e diagnosticar uma contramedida. Isso é semelhante a um médico falando com um paciente e conduzindo avaliações preliminares — colesterol, pressão arterial, açúcar no sangue e peso, por exemplo — para determinar os próximos passos apropriados em um plano de tratamento.

Os praticantes de LSS fazem a mesma coisa com processos de negócios usando as três primeiras fases do roteiro definir, medir, analisar, melhorar e controlar (veja a figura abaixo). Eles medem, analisam e investigam o processo (paciente), coletando dados para descobrir o que está contribuindo para sua condição ruim, cujos sintomas podem ser entrega ruim no prazo, baixo rendimento de primeira passagem ou qualidade inaceitável, por exemplo.

Para os departamentos novos em melhoria de processos de negócios, uma avaliação de prontidão LSS é como fazer um exame físico anual. Não há nada de err...

Artigo atualizado em 26/03/2025 01:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica