Os cinco erros ao adotar a ferramenta objectives and key results (OKR)
Redação
Essa é uma ferramenta de definição de metas colaborativas usada por equipes e indivíduos para definir metas desafiadoras e ambiciosas com resultados mensuráveis. Os OKR (objetivos e resultados chaves) são como a pessoa rastreia o progresso, cria alinhamento e incentiva o envolvimento em torno de metas mensuráveis. Quer se trate de operações de escritório, engenharia de software, organizações sem fins lucrativos, etc., os OKR funcionam da mesma forma para definir metas em vários níveis da empresa.
Pedro Signorelli –
É normal que muitas pessoas achem que os OKR são apenas mais um método para ser complementado. Na verdade, é um processo de mudança cultural, pois para que a ferramenta entregue os resultados a que se propõe, são necessárias mudanças culturais, que não acontecem da noite para o dia.
Neste sentido, uma gestão por OKR possui muitos benefícios, mas não pode e nem deve ser implementada sem conhecimento prévio, sob pena de jogar todo o esforço fora. Por essa razão, a partir dos erros que eu mesmo cometi, resolvi fazer uma lista com os cinco erros mais comuns que costumam acontecer durante a implantação do método e que precisam ser evitados.
- Atribuir responsabilidade do programa de implementação a um gerente do projeto e não a um CEO - Para um projeto de mudança cultural em uma organização, é importante que as principais mensagens venham diretamente do principal executivo da organização, que empresta sua autoridade para o projeto. Um programa de implementação não pode concorrer da mesma maneira em priorização com outros projetos, ainda que estratégicos. Então, um programa deste não é um programa do RH ou da área de estratégia, deve ser visto como sendo do CEO. Até porque se o CEO não der atenção aos OKR, os demais darão menos atenção ainda.
- Achar que funciona na sua organização do jeito que funcionou em outra - Há princípios básicos que precisam ser seguidos e respeitados, mas a forma de fazer isso vai vari...