Publicado em 02 mai 2023

Como melhorar e determinar a potencialidade de um processo

Redação

Uma empresa precisa ter estrutura para avaliação de processo e estabelece os requisitos mínimos para a realização de uma avaliação de forma a garantir consistência e repetibilidade das pontuações da avaliação. A avaliação de um processo é aplicável em nome de uma organização, com o objetivo de entender o estado de seus próprios processos para melhoria e em nome de uma organização, com o objetivo de determinar a capacidade de processos de outra organização para um determinado contrato ou classe de contratos, ou para determinar a capacidade de seus próprios processos para um determinado requisito ou classe de requisitos. Há orientações normativas sobre como utilizar um processo de avaliação conforme no contexto de um programa de melhoria de processos ou de uma determinação de capacidade. A orientação fornecida não presume as estruturas organizacionais específicas, filosofias de gestão, modelos de ciclo de vida ou métodos de desenvolvimento, embora alguns dos exemplos e tabelas no texto estejam baseados em processos da ISO/IEC 12207. No caso da melhoria de processos, os conceitos e princípios são adequados ao espectro total de diferentes objetivos de negócio, domínios de aplicação e tamanhos da organização, de forma que todos os tipos de organização podem utilizá-los.

A quantidade e o tipo de evidência objetiva necessária para suportar cada pontuação de atributo de processo dependerão do escopo e do propósito da avaliação. Para um programa inicial de melhoria de processo, o patrocinador ou método pode, por exemplo, requerer que cada pontuação de atributo de processo seja suportada por um mínimo de duas afirmações verbais coletadas nas diferentes sessões de coleta de dados – mas possivelmente sem documentação da evidência requerida.

Para uma avaliação de capacidade de fornecedor, o patrocinador ou método pode, por exemplo, requisitar que cada pontuação de processo seja suportada por um mínimo de três afirmações verbais coletadas nas diferentes sessões de coleta de dados, adicionando ao menos uma evidência documental. O patrocinador ou o método pode também especificar que, se um documento foi formalmente requerido por um avaliador competente, mas a unidade organizacional declarou que ele não pode ser apresentado, então esta afirmação pode ser contada no lugar da evidência documental requerida.

A propriedade do dado de saída da avaliação e quaisquer restrições em seu uso, mais qualquer controle sobre a inform...

Artigo atualizado em 20/04/2023 04:46.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica