Publicado em 21 mar 2023

As práticas de gestão para as empresas ganharem escala e atravessarem o tempo

Redação

Os negócios perenes demandam governança, visão estratégica e desenvolvimento de pessoas. Sem tomar essas atitudes, as empresas correm o risco de não alcançar a longevidade e a perenidade um dia sonhada por aqueles que fundaram a empresa. Para esse cenário ser diferente, é preciso seguir alguns pontos cruciais.

André Chaves – 

Entre os erros mais comuns de empresas familiares, destacam-se a falta de cuidado com o caixa de companhia e a dificuldade em manter práticas de gestão no dia a dia da operação. Negócios perenes demandam governança, visão estratégica e desenvolvimento de pessoas.


Sem tomar essas atitudes, correm o risco de não alcançar a longevidade e a perenidade um dia sonhada por aqueles que fundaram a empresa. Para esse cenário ser diferente, é preciso seguir alguns pontos cruciais.

- Governança como foco - Empresas que se mantêm relevantes devem adotar práticas de governança, a fim de proteger o patrimônio dos donos do negócio. Inclusive, é preciso que essas mesmas práticas sejam colocadas à prova dentro da sucessão familiar, avaliando se os gestores da família selecionados para tocar o negócio são, de fato, as melhores pessoas para dar sequência na história da companhia.

- Sem plano, não há avanço - É primordial que haja planejamento e visão estratégica de longo prazo ao negócio. Nesta fase, empresas familiares devem fazer es...

Artigo atualizado em 21/03/2023 04:50.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica