As argamassas impermeáveis devem ser fabricadas conforme a norma técnica
Redação
As argamassas impermeáveis são utilizadas para proteger as estruturas contra a infiltração de água, sendo fornecidas como soluções prontas para uso de vedações contra solo úmido, infiltração e percolação de água. São frequentemente aplicadas em reservatórios de água, estruturas de retenção de água e outras estruturas de engenharia, bem como sob revestimentos de piscinas, varandas, banheiros e cozinhas. A impermeabilização é o processo de se tornar um objeto ou estrutura impermeável ou resistente à água. Graças a este processo, a superfície ou estrutura isolada resiste à entrada de água. Em edifícios, a impermeabilização cria uma barreira para impedir a passagem de água em superfícies que têm alto contato com a água, como fundações, telhados e paredes. Em suma, a impermeabilização é uma medida de proteção que torna uma superfície resistente à água e evita que líquidos penetrem em superfícies sob forças externas, como pressão hidrostática e capilaridade. Todo edifício enfrenta problemas de durabilidade se as devidas precauções não forem tomadas. Dessa forma, fatores naturais como ar, água, clima, vento e umidade afetam a durabilidade da edificação. Se um edifício não estiver protegido contra os líquidos provenientes de fatores externos, podem ocorrer problemas como deterioração ou danos em muitas superfícies diferentes, desde a fundação até o exterior. A impermeabilização é um processo projetado para impedir que líquidos entrem em uma estrutura, sendo que medidas abrangentes de impermeabilização são frequentemente adicionadas ao edifício para fornecer controle de umidade durante a construção, e materiais de impermeabilização são aplicados após a construção da estrutura para eliminar quaisquer problemas que possam ser encontrados. Há os requisitos normativos obrigatórios para as argamassas impermeáveis dosadas e preparadas em uma obra e compostas de cimento Portland, areia, aditivo impermeabilizante e água, a ser utilizadas em fundações, cortinas, subsolos, reservatórios sob o solo, piscinas sob o solo, poços de elevador e outras estruturas equivalentes não sujeitas à fissuração.
Da Redação –
A argamassa impermeável é constituída de agregados minerais inertes, cimento e aditivo, tornando-se impermeável à água a uma pressão-limite de coluna d´água. Há variações permitidas para os ensaios, aditivos líquidos e aditivos sólidos, conforme da tabela abaixo.
Para a execução da impermeabilização, deve-se vistoriar as condições da base para determinar as correções necessárias à execução do revestimento. As bases de revestimento contempladas por esta norma são o concreto, tijolo, bloco cerâmico e bloco de concreto. As bases de revestimento devem atender aos requisitos de planeza, prumo e nivelamento estabelecidos nas respectivas normas de alvenaria e de estruturas de concreto.
A aderência do revestimento está relacionada com o grau de absorção da base, que propicia a microancoragem, e com a rugosidade superficial, que contribui para a macroancoragem. A base do revestimento deve ser umedecida até a condição saturada superficialmente seca. Deve-se fazer apl...