Publicado em 15 set 2020

A avaliação de conformidade das placas cerâmicas

Redação

O setor cerâmico sofre uma concorrência desleal provocada pela existência, no mercado interno, de produtos de baixa qualidade, resultantes de processos de fabricação deficientes, principalmente no que diz respeito à etapa de queima, muito importante para definição das características do revestimento. Alguns fabricantes, com o objetivo de aumentar a produção e ganhar mercado, reduzem, propositalmente, o tempo de permanência no forno, reduzindo, com isso, os custos de fabricação e gerando produtos de qualidade inferior. Esses revestimentos, por serem comercializados a um preço mais baixo, atraem consumidores que utilizam o preço como fator decisivo no momento da compra. As vantagens que o revestimento cerâmico apresenta em comparação aos produtos concorrentes no que diz respeito à estética, design, durabilidade, manutenção e higiene, refletem num volume maior de vendas da cerâmica com relação aos produtos substitutos, como as tintas, nos revestimentos verticais; e a madeira, pedra natural e carpete, nos revestimentos horizontais. Dessa forma, a expectativa do consumidor de cerâmica para revestimento é a qualidade, ou seja, a adequação ao uso que deve ser qualificado pela obrigatoriedade das normas técnicas. Os revestimentos cerâmicos são classificados como revestimentos não argamassados que compõe a edificação como elementos de vedação que, quando aplicados no interior das edificações compartimentam ambientes subdividindo-os e quando aplicados externamente, exercem importante função de proteção contra a ação dos agentes externos, controlando-os e regulando-os. Segundo o acabamento superficial, as placas cerâmicas classificam-se em: esmaltadas: quando recebem uma camada superficial de material vítreo que, depois de queimado a forno, torna a superfície da placa vitrificada; não esmaltadas: quando a placa cerâmica é simplesmente queimada no forno, sem adição de esmalte. Ela pode ser utilizada para os revestimentos de pisos, paredes, na forma de azulejos, ladrilhos e pastilhas, tanto em ambientes residenciais, públicos e comerciais como em industriais. A grande vantagem da utilização do revestimento cerâmico reside principalmente nas seguintes características: durabilidade do material; facilidade de limpeza; higiene; qualidade do acabamento final; proteção dos elementos de vedação; isolamento térmico e acústico; estanqueidade à água e aos gases; segurança ao fogo; aspecto estético e visual agradável. Para a avaliação de sua conformidade, deve-se entender as regras para a formação dos lotes, amostragem, inspeção e aceitação/rejeição de placas cerâmicas para revestimento.

Da Redação – 

Os revestimentos cerâmicos estão entre os mais usados na construção civil, com diversas possibilidades de aplicação, alta durabilidade e variedade de estampas, sejam comerciais ou residenciais. Na hora da escolha, porém, é preciso observar bem os critérios como resistência à abrasão, produtos químicos e impactos, além dos níveis de absorção de água e textura.

Dos pisos e azulejos mais comuns aos modernos porcelanatos e pastilhas, há uma indicação adequada para cada tipo de ambiente (interno ou externo, molhado ou seco, alto tráfego ou não) e também de condições climáticas. Ao escolher um revestimento cerâmico certo, exige a orientação de um profissional capacitado, como um arquiteto ou engenheiro.

Este profissional precisa ter conhecimentos técnicos para fornecer a correta especificação da placa cerâmica, da argamassa de assentamento e de rejuntamento adequado ao ambiente de uso. A escolha do revestimento cerâmico para o ambiente é um fator importantíssimo, pois o revestimento cerâmico, além de promover beleza, protege a estrutura da edificação. E neste caso deve-se estar atento para a aplicação deste produto. Para assentar o revestimento cerâmico é preciso de argamassa e rejunte, sempre observando as recomendações na embalagem se estão de acordo com as normas técnicas.

A placa cerâmica é um revestimento adequado ao clima brasileiro e pode ser utilizada tanto interna quanto externamente, em pisos e paredes e em...

Artigo atualizado em 15/09/2020 12:06.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica