Publicado em 23 nov 2021

O lean e a robótica colaborativa podem potencializar o chão de fábrica

Redação

A robótica colaborativa e lean manufacturing levam consigo o foco em pessoas e eficiência produtiva, assim como pessoas formam empresas e projetos. Para a evolução do parque fabril global existem diversas ferramentas e métodos de gestão que não podem ser tratados como kits em uma prateleira. Os possíveis caminhos a serem trilhados dentro da jornada da empresa vem de fatores que partem da portaria a gestão do chão de fábrica, assim como investimentos tecnológicos na raiz da empresa. Melhorar é preciso, mas que venha partindo por uma mudança estruturada e efetiva, sempre buscando o potencial do seu time, construindo parcerias sólidas, escalando seu processo e através de células robóticas com características suficientes, para criar valor de forma confiável.

Alexandre Baroni e Gustavo Tozzo – 

A busca pela excelência operacional sempre foi, e sempre será, a grande jornada da manufatura mundial para entregar maior valor e qualidade custando menos. Mas em tempos tão voláteis, como isto é possível? O lean manufacturing pode contribuir para chegar à resposta, dado suas ferramentas e métodos que guiam a reflexão dentro do fluxo de informações e unido a este sistema de gestão se adiciona um fator tecnológico chamada robótica industrial colaborativa, potencial acelerador do lean.

Após a Segunda Guerra Mundial, o Japão era um país devastado e buscava sua reconstrução. Foi nesta época que Taiichi Ohno recebeu a missão de transformar o sistema de fabricação de veículos da japonesa Toyota para atingir a mesma produtividade das empresas norte-americanas.

Esse foi o pontapé inicial do modelo lean manufacturing, também chamado de Toyota Production System (TPS), que propõe uma transformação das empresas em relação à sua cadeia produtiva, levando a uma fabricação eficiente e como consequência, reduzindo desperdícios. Em suma, é uma jornada completa e adequada para a realidade de todo ...

Artigo atualizado em 23/11/2021 05:22.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica