Publicado em 17 jan 2023

Os requisitos normativos do projeto e instalação dos sistemas de biogás caseiros

Redação

Um sistema de biogás caseiro envolve a instalação de biogás que utiliza biomassa de uma única casa para consumo próprio e que consiste em um digestor e sua aplicação para cocção, aquecimento, iluminação ou energia elétrica. Nesses processos, deve-se ter atenção sobre a taxa de carregamento orgânico do digestor que é a quantidade de matéria orgânica seca volátil que entra no digestor anaeróbio ao longo do tempo, medida em quilogramas por dia, por metros cúbicos de volume útil do digestor. A carga orgânica indica a degradação biológica dos substratos. Ela fornece informações sobre os níveis de fornecimento de nutrientes dos microrganismos envolvidos, sobrecarga ou déficit de suprimento do sistema, bem como medidas técnicas e de controle de processos resultantes a serem tomadas. A carga orgânica descreve a eficiência do digestor anaeróbio. O digestor é a instalação de digestão anaeróbia, incluindo reatores, tanques e demais equipamentos relacionados. É um sistema que realiza a decomposição anaeróbica (sem oxigênio) de resíduos orgânicos, como fezes de animais de estimação e restos de alimentos, e gera como produto biogás e biofertilizante. Esse sistema é conhecido por ser usado na área rural para tratar os resíduos agropecuários, em fazendas e granjas, por exemplo. Mas também existe o biodigestor residencial, modelo menor e que pode ser usado tanto em propriedades rurais quanto em residências urbanas. Ele é compacto, eficiente e de baixo custo. Há parâmetros normativos obrigatórios para o para o projeto, instalação, operação, manutenção e segurança dos sistemas de biogás caseiros (SBC), produzindo biogás em uma quantidade equivalente a uma capacidade de instalação inferior a 100 MWh por ano.

O biogás é o gás produzido pela digestão anaeróbia da matéria orgânica e sem enriquecimento ou purificação posterior. Pode ser um substituto da lenha e do esterco bovino que pode suprir as necessidades energéticas da população rural. O biogás é uma fonte renovável de energia que pode ser utilizada como substituto do gás natural ou do gás liquefeito de petróleo. Existem diferentes modelos para avaliar o conteúdo energético de diferentes fontes de energia, que incluem teste de fervura da água, teste de cozimento controlado e teste de desempenho da cozinha.

O conteúdo energético de 1,0 m³ de biogás purificado é igual a 1,1 L de gasolina, 1,7 L de bioetanol ou 0,97 m³ de gás natural. A aplicação para a produção de biogás de resíduos rurais e urbanos é amplamente difundida, sendo um desafio para engenheiros e cientistas construir um digestor doméstico eficiente com os materiais disponíveis, levando em conta, ao mesmo tempo, as considerações locais e econômicas. Embora muitos digestores tenham sido construídos, as pesquisas e a conscientização adicionais são necessárias para atender às necessidades e condições em constante mudança.

A produção ...

Artigo atualizado em 16/01/2023 12:48.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica