Publicado em 10 out 2023

Os benefícios dos bots de inteligência artificial para a experiência do cliente

Redação

Um bot (abreviatura de robot) é um programa de software que executa tarefas automatizadas, repetitivas e pré-definidas. Os bots normalmente imitam ou substituem o comportamento do usuário humano. Por serem automatizados, operam muito mais rápido. Por isso, as expectativas dos clientes estão mudando drasticamente com o surgimento de dispositivos de voz habilitados com IA, como alexa, google home e siri, bem como a introdução de novos aplicativos, como o chatgpt. Por essa razão, é preciso tornar as interações do cliente mais simples, resultando em menos repetição de informações e desconexões para aprimorar as experiências de bot. A integração com a inteligência cognitiva (gestão do conhecimento contextual, análise preditiva e similares) será fundamental para isso.

Mike Kuch – 

Está em alta a discussão sobre bots de voz e bate-papo baseados em inteligência artificial (IA), mas a maioria das pessoas ainda prefere executar tarefas básicas, o que reflete no baixo desempenho das respostas de voz interativas (interactive voice response - IVR) tradicionais. Os clientes estão abertos a essa tecnologia, mas apenas 30% acreditam que chatbots e assistentes virtuais facilitam a solução de problemas de atendimento.

As opiniões positivas de 40% dos consumidores não são tão importantes quanto os 60% que dizem que os bots falham, por isso, é importante consertá-los. Qualquer empresa que subestimar o valor da IA nessa área ficará para trás.

Então, como implementar bots de IA em seus negócios de uma forma que facilite e aprimore seus projetos? Deve-se adotar uma abordagem mais realista para os bots, com ênfase na melhoria dos diálogos e no design dos serviços por trás de interfaces.

As expectativas dos clientes estão mudando drasticamente com o surgimento de dispositivos de voz habilitados com IA, como alexa, google home e siri, bem como a introdução de novos aplicativos, como o chatgpt...

Artigo atualizado em 28/09/2023 03:27.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica