Publicado em 14 fev 2023

A jornada da computação quântica já começou

Redação

A computação quântica é uma tecnologia emergente, que superará os atuais e mais modernos computadores. Ela se distingue pela capacidade de utilizar a mecânica quântica na resolução de problemas e desafios complexos do nosso planeta. Pode ser definida como um ramo da informática baseado em princípios da superposição da matéria e no entrelaçamento quântico, utilizados para desenvolver recursos computacionais diferentes dos que se conhece. Poderá ser utilizada para resolver cálculos extremamente complexos e dispendiosos.

Ricardo Santana e Luciano Prado – 

Já faz um tempo que se fala no potencial inédito da computação quântica. Embora esse poder ainda não tenha se revelado por completo, já surgem indícios de que as expectativas mais otimistas não serão frustradas.

À medida que a computação quântica amadurece, o interesse e o investimento em suas capacidades notáveis se tornam mais significativos, principalmente em órgãos governamentais e de defesa e nas organizações que atuam em finanças, saúde, telecomunicações, energia, logística e indústria farmacêutica. Os sistemas globais de posicionamento, a ressonância magnética oferecida pelos serviços de saúde e as tecnologias baseadas em laser, que têm evoluído de maneira muito consistente, estão diretamente relacionadas aos avanços trazidos pela primeira revolução quântica.

Conforme esses passos iniciais se aproximam da chamada segunda revolução quântica, novos aplicativos e competências são conhecidos. Em alguns países, por exemplo, as redes 5G estão sendo protegidas por soluções quânticas. A indústria emergente de computação quântica fez enormes avanços nos últimos anos.

Quanto ma...

Artigo atualizado em 14/02/2023 05:20.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica