Publicado em 30 mai 2023

A classificação dos resíduos sólidos ajuda a entender melhor a sua reciclagem

Redação

Em todos os aspectos da vida humana, os materiais indesejados são gerados e descartados simplesmente porque são considerados resíduos. Ao se preparar refeição, haverá cascas de vegetais e caroços de frutas, pode haver pele e gordura retiradas de peixe e carne e, se forem usados ingredientes enlatados ou engarrafados, haverá garrafas e latas vazias. Residências, empresas, indústrias, sistema de saúde e órgãos públicos produzem resíduos que precisam ser processados. Pode-se entender como a hierarquia de resíduos pode ser aplicada para ajudar a reduzir, reutilizar ou reciclar os resíduos sólidos que são produzidos. O resíduo sólido significa qualquer lixo ou refugo, lodo de uma estação de tratamento de esgoto, estação de tratamento de abastecimento de água ou instalação de controle de poluição do ar e outro material descartado, resultante de operações industriais, comerciais, de mineração e agrícolas, e de comunidade. Todos os anos, cerca de 11,2 bilhões de toneladas de resíduos sólidos são coletados em todo o mundo e, de todos os fluxos de resíduos, os dos equipamentos elétricos e eletrônicos são os mais complicados de tratar, pois eles contêm substâncias perigosas novas e complexas representam o desafio de crescimento mais rápido nos países desenvolvidos e em desenvolvimento. A má gestão dos resíduos - desde sistemas de coleta inexistentes até descarte ineficaz - causa poluição do ar, contaminação da água e do solo. Os aterros a céu aberto e insalubres contribuem para a contaminação da água potável e podem causar infecções e transmitir doenças. A dispersão de detritos polui os ecossistemas e as substâncias perigosas do lixo eletrônico ou industrial pressionam a saúde dos moradores urbanos e do meio ambiente. Existe uma classificação normativa dos resíduos sólidos quanto aos seus riscos potenciais ao meio ambiente e à saúde pública, para que possam ser gerenciados adequadamente.

Da Redação – 

Os resíduos sólidos referem-se a qualquer tipo de lixo, refugo ou material descartado. Pode ser categorizado de acordo com o local onde os resíduos são gerados, por exemplo, como resíduos sólidos urbanos, resíduos de serviços de saúde e lixo eletrônico. Mais de 2 bilhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos são produzidos anualmente.

O descarte inadequado pode levar a resultados adversos à saúde, por exemplo, através da contaminação da água, do solo e do ar. Os resíduos perigosos ou tratamento inseguro de resíduos, como a queima a céu aberto, podem prejudicar diretamente os trabalhadores do lixo ou outras pessoas envolvidas na queima de resíduos e nas comunidades vizinhas. Grupos vulneráveis, como crianças, correm maior risco de resultados adversos à saúde. A coleta inadequada de resíduos leva à poluição ambiental e marinha e pode bloquear os drenos de água. As inundações resultantes e outras águas paradas em itens de lixo favorecem a cólera e doenças transmitidas por vetores, como a malária e a dengue.

Cerca de 54 milhões de toneladas de lixo eletrônico, como TVs, computadores e telefones, são ge...

Artigo atualizado em 30/05/2023 05:19.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica