Publicado em 11 abr 2023

A inteligência artificial pode reduzir os acidentes de trabalho

Redação

A inteligência artificial (IA) se refere aos sistemas ou máquinas que mimetizam a inteligência humana para executar tarefas e podem se aprimorar iterativamente com base nas informações que eles coletam. A IA se manifesta de várias formas. Alguns exemplos são: os chatbots usam a IA para entender os problemas dos clientes mais rapidamente e fornecer respostas mais eficientes. Os assistentes inteligentes usam a IA para analisar informações críticas de grandes conjuntos de dados de texto livre para melhorar a programação. Os mecanismos de recomendação podem fornecer recomendações automatizadas para programas de TV com base nos hábitos de visualização dos usuários. Os desenvolvedores usam inteligência artificial para executar tarefas de maneira mais eficiente, que de outra forma são feitas manualmente, conectar-se com clientes, identificar padrões e resolver problemas. Para começar a usar IA, os desenvolvedores devem ter uma formação em matemática e se sentir confortáveis com algoritmos.

Eduardo Vargas – 

Garantir a segurança da equipe durante o período de atividade é uma obrigação conhecida pelos empregadores. Afinal, o não cumprimento das normas de saúde e segurança do trabalho (SST) pode levar a processos trabalhistas, penalizações em caso de fiscalização e, claro, os temidos acidentes. Recentemente, foi criado o e-Social no Brasil, um sistema unificado para o envio de informações obrigatórias a respeito do bem-estar e cumprimento das leis para as autoridades, que passou a valer, inclusive, para as micro e pequenas empresas.

Uma das exigências é o envio de dados sobre o monitoramento da saúde do trabalhador (S-2220) e as condições ambientais do trabalho - agentes nocivos (S-2240). Mas como controlar todas as variáveis em uma fábrica, por exemplo? Como garantir que todos estão usando corretamente os equipamentos de proteção individual (EPI) e que não estão entrando em áreas de risco?

Bem, já sabemos que é humanamente impossível observar e controlar pessoas durante horas diariamente. Não é à toa que, a cada 49 segundos, ocorre um acidente de trabalho no Brasil, de acordo com o Observatório de Segu...

Artigo atualizado em 11/04/2023 02:35.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica