Publicado em 11 abr 2023

A conformidade dos condensadores a ar remotos para refrigeração

Redação

O condensador a ar remoto resfriado a ar é um conjunto montado de fábrica para ser conectado no campo às tubulações de refrigeração, e composto de meios para a circulação mecânica do ar e de transferência de calor de um fluido refrigerante para o ar. O objetivo é condensar o fluido refrigerante em estado de vapor pela rejeição de calor ao ar ambiente. Muitas vezes, é designado simplesmente condensador. O subrresfriamento, para fluidos refrigerantes de um único componente ou azeotrópicos, é o número de graus em que um líquido pressurizado está resfriado abaixo da sua temperatura de saturação correspondente àquela pressão para o fluido refrigerante líquido que sai do condensador. Para fluidos refrigerantes zeotrópicos, é o número de graus em que um líquido pressurizado está resfriado abaixo da sua temperatura de bolha (bubble point) correspondente àquela pressão para o fluido refrigerante líquido que sai do condensador. As capacidades de aplicação representam as características de desempenho do condensador sob várias condições de operação. São usadas para selecionar um condensador nas condições em que deve operar e devem ser determinadas por ensaios normativos. Sempre que capacidades de aplicação forem publicadas, as condições sob as quais estas capacidades se aplicam devem ser estipuladas. As capacidades de aplicação devem ser acompanhadas da capacidade padrão, claramente identificadas como tal e ser publicadas. As capacidades de aplicação devem também incluir o calor total rejeitado, expresso nos mesmos termos que a capacidade-padrão. A diferença de temperatura e outras condições de projeto, que tenham sido assumidas, devem ser claramente especificadas. Há requisitos normativos para condensadores remotos resfriados a ar utilizados em refrigeração e ar-condicionado, definições, requisitos mínimos de desempenho, de informações de catálogo e de identificação.

Da Redação – 

Um sistema de condensadores remoto consiste de um gabinete isolado para armazenamento de alimentos frios que tem o evaporador e o duto interno. O condensador e o compressor, por sua vez, estão localizados em uma unidade separada conectada à caixa por um par de linhas que transportam refrigerante entre os dois. Normalmente, essa parte do sistema está localizada fora do prédio, geralmente no telhado, embora também possa ser colocada em uma sala interna.

Há algum equívoco sobre a refrigeração remota que várias unidades podem operar com uma única unidade de condensador/compressor. Embora várias unidades de refrigeração possam ser ligadas a um sistema de rack que se parece com uma única torre de resfriamento, no interior há, na verdade, uma única unidade de condensação e compressão para cada resfriador comercial conectado.

Conforme determina a ...

Artigo atualizado em 11/04/2023 03:08.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica