Publicado em 18 abr 2023

Os ensaios das características das poliolefinas para a rotomoldagem

Redação

O processo de rotomoldagem pode ser usado para a fabricação de artigos ocos consistindo em carregar o molde com resina micronizada ou micropeletizada, que é fundida por meio de aquecimento e distribuída na superfície interna do molde por movimento em um ou mais eixos. O produto final é resfriado e desmoldado. Desse processo se originam peças simples e algumas peças mais complexas. Como seu custo é muito baixo, é um processo utilizado em grande escala, sendo mais fácil do que os processos de injeção, sopro e vácuo. O processo por rotomoldagem é simples. O processo se inicia na introdução de uma quantidade de resina em pó em um molde oco. Esse molde é colocado em rotação e a resina que está lá dentro é aquecida. A resina quando aquecida, se derrete e no processo de rotomoldagem adquire a forma do molde. Esses moldes ocos podem ser de alumínio, cobre, aço, níquel, gesso ou resina. Com o processo de rotomoldagem pode-se obter peças de polietileno, náilon, PVC, ou qualquer termoplástico que quando aquecido obtém-se nova forma. Muito utilizado no setor das indústrias, o processo de rotomoldagem é usado para fabricar peças ocas de grande porte, mas também pode ser usado em produção de algumas peças pequenas. Com o processo de rotomoldagem é possível fazer peças de diferentes materiais termoplásticos, dando nova forma as peças. Esse processo ainda pode ser usado com chocolate na produção de ovos de Páscoa, com argila para confeccionar moldes de porcelana, e até velas decorativas com a parafina. Para o processo de rotomoldagem os principais termoplásticos utilizados são: PVC, polietileno, polipropileno, náilon. Alguns termofixos também podem ser usados, como as borrachas, porém como termofixos não adquirem novas formas quando derretidos, o processo é mais viável com termoplásticos. Já para os seus moldes que irão dar forma as novas peças, são feitos de: alumínio, níquel, aço, resina, gesso ou cobre. Há ensaios normativos obrigatórios a serem utilizados para a verificação das características das poliolefinas destinadas ao processo de rotomoldagem.

Da Redação – 

A rotomoldagem é um processo de produção para formar peças ocas de tamanho ilimitado. Este é um método econômico para produzir grandes peças plásticas. As resinas são adicionadas a um molde que é aquecido e girado lentamente, tanto na vertical quanto na horizontal. O aquecimento e a rotação simultâneos distribuem e fundem a resina nas superfícies internas do molde. O resultado é um produto que contém peças sem costura com uma espessura de parede uniforme com mais material nos cantos para absorver choques e tensões onde ocorrem mais.

Há muitas vantagens no processo de moldagem rotacional. O custo do ferramental é muito menor, o que muitas vezes torna a rotomoldagem um método mais econômico, especialmente para quantidades menores. O processo praticamente não tem limitações de tamanho e as peças são produzidas com uma espessura de parede uniforme, mesmo nos cantos. As formas complexas com alças moldadas, gráficos, roscas e inserções podem fazer parte do design, economizando tempo e dinheiro ao eliminar operações secundárias.

O conceito de rotomoldagem é muito simples. Um material plástico, normalmente em...

Artigo atualizado em 11/04/2023 03:58.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica