Publicado em 10 set 2024

As recomendações normativas para os serviços de trilhas aquáticas

Redação

A trilha aquática ou acqua-trekking é uma atividade de turismo de aventura que tem como elemento principal a progressão por meio de caminhada em ambientes que possuem corpos, cursos ou lâminas d’água. As atividades de turismo de aventura que envolvem produtos com trilhas aquáticas oferecem um nível de risco elevado e se espera que sua operação, então, seja executada de forma planejada e controlada. Com uma oferta crescente deste tipo de atividade no país, é oportuno que seja elaborada uma norma de produtos de turismo de aventura que envolva essas atividades. Há parâmetros normativos para os produtos com atividades de turismo de aventura em trilhas aquáticas, relativos à segurança dos participantes, líderes de turismo de aventura e respectivos auxiliares. Eles se aplicam a todos os tipos e portes de organizações e para se adequar a diferentes condições geográficas, culturais e sociais, devendo considerar como um produto de atividades de turismo de aventura em trilhas aquáticas, aquele realizado na maior parte em percursos de corpos, cursos ou lâminas d’água. Os tipos de trilhas aquáticas em turismo de aventura podem ser realizados em distintos ambientes com presença de áreas aquáticas, como, por exemplo, leitos de rios, córregos ou mangues.

Da Redação – 

O sucesso da gestão desse tipo de serviços depende do comprometimento de todos os níveis e funções na organização, em especial da direção e da equipe de líderes. O objetivo geral é assegurar, de maneira sistemática e consistente, a prática segura e responsável de atividades de turismo de aventura. É recomendável que vários destes requisitos sejam abordados simultaneamente ou reapreciados a qualquer momento.

Por isso, devem ser tomadas medidas para se assegurar que a operação ocorra da maneira planejada e controlada. O líder de turismo de aventura em trilhas aquáticas responsável pela operação, Em operações de mais de um dia de duração, deve-se realizar uma avaliação diária e regular das condições em que a atividade está transcorrendo.

Esta avaliação deve incluir uma apreciação geral das condições dos participantes, um acompanhamento das condições meteorológicas, das condições dos equipamentos e de outros dados relevantes. Recomenda-se que esta avaliação seja registrada, por exemplo, em um diário da operação ou uma lista de verificação de itens, a ser elaborada pela organização responsável pela operaçã...

Artigo atualizado em 05/09/2024 02:16.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica