As recomendações para os dispositivos de ancoragens contra quedas de altura
Redação
Um dispositivo de ancoragem faz parte de qualquer sistema de trabalho em altura que utiliza um cinturão de segurança tipo paraquedista. Os seus parâmetros normativos são embasados em um princípio de que o dispositivo de ancoragem é feito para sustentar a força máxima dinâmica gerada em uma queda de altura pela massa da (s) pessoa (s), incluindo qualquer equipamento portado pelo usuário. Os ensaios de força estática são embasados em um fator de segurança mínimo de dois. Há parâmetros normativos, os métodos de ensaio e as instruções para uso e marcação para os dispositivos de ancoragem tipos A, B, D e E, projetados exclusivamente como parte integrante de um sistema de proteção individual contra quedas (SPIQ). Eles se destinam para o ensaio de tipo de produto novo antes que este seja colocado no mercado, para manutenção de sistema de gestão de qualidade e fornece apenas requisitos mínimos de desempenho. As situações não abrangidas podem ter como referência os parâmetros contidos como forma de assegurar um fator de segurança mínimo de dois para todo o sistema e que uma força de impacto menor do que 6 kN seja gerada no trabalhador. Essas situações envolvem dispositivos de ancoragem para qualquer tipo de esportes ou atividades recreativas; os elementos ou partes de estruturas as quais foram instaladas para usos distintos de um ponto de ancoragem ou dispositivo de ancoragem, como, por exemplo, vigas e colunas; as ancoragens estruturais; e os dispositivos para ancoragem de máquinas, equipamentos (motorizados ou não), andaimes e afins, excluído o sistema de proteção individual contra quedas (SPIQ) utilizado juntamente com a cadeira ou andaime suspenso.
Da Redação –
O dispositivo de ancoragem é um elemento ou conjunto de elementos removíveis da estrutura, que incorporam um ou mais pontos de ancoragem ou pontos de ancoragem móveis, que podem incluir um elemento de fixação, sendo projetado para utilização como parte de um sistema de ancoragem em um sistema de proteção individual contra queda (SPIQ). O sistema de ancoragem deve ser projetado para ser utilizado como parte de um sistema individual de proteção contra queda (SPIQ), que incorpora um ou mais pontos de ancoragem e/ou um dispositivo de ancoragem e/ou um elemento e/ou uma ancoragem estrutural.
Dessa forma, é fundamental que o fabricante forneça as instruções para instalação. O responsável pela instalação deve assegurar a conformidade dos materiais da base na qual os dispositivos de ancoragem estruturais devem ser afixados. No caso do uso de dispositivos tipo E, o instalador deve assegurar que a superfície está de acordo com o informado nas instruções do fabricante.
Os dispositivos de ancoragem certificados são apropriados para sistemas de retenção de queda e também podem ser utilizados para sistemas de restr...