Publicado em 31 jul 2018

Os dispositivos de proteção contra surtos (DPS)

Redação

O DPS é muito utilizado em redes de fornecimento de energia elétrica, redes de telefonia, comunicação e barramentos de controle automático.

Cristiano Bertulucci Silveira

dps6

Os DPS são projetados para limitar as sobretensões transitórias de origem atmosférica e desviar os surtos de corrente para a terra, de modo a limitar a amplitude desta sobretensão a um valor que não seja perigoso para a instalação elétrica onde o mesmo esteja instalado. Quando conectado em paralelo, possui alta impedância e uma vez que a sobretensão transitória apareça no sistema, a impedância do dispositivo diminui de modo que a corrente de surto seja forçada a passar pelo DPS, ignorando o equipamento sensível (figura abaixo).

dps

Atuação do DPS em um circuito

Dessa forma, o DPS é um componente do sistema de proteção da instalação elétrica que é conectado em paralelo no circuito da fonte de alimentação das cargas com o intuito de proteger este circuito e pode ser usado em todos os níveis de uma rede de fornecimento de energia. Existem três tipos de dispositivos de proteção de surto.

O DPS tipo 1 é recomendado no caso específico de e...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica