Publicado em 01 mar 2022

A qualificação e a certificação dos eletricistas de manutenção

Redação

É difícil imaginar o mundo sem eletricidade. Hoje, depende-se tanto das fontes elétricas que, quando falta energia em casa ou no trabalho, tudo para. A eletricidade permite que se possa usar a internet, assistir televisão, preparar refeições no micro-ondas, etc. Sem ela, a vida cotidiana seria muito diferente e pode-se imaginar em quanto o dia das pessoas giram em torno da eletricidade, e é sempre um desafio ajustar-se a uma queda de energia e viver fora da rede por algumas horas ou dias. Felizmente, os eletricistas qualificados trabalham para garantir que, quando isso ocorrer, eles estejam disponíveis para ajudar a restaurar a energia e fazer o mundo voltar aos negócios. Os eletricistas são mais do que apenas os super-heróis modernos da eletricidade, pois, entre as interrupções de energia, eles trabalham constantemente em outros projetos, como religar equipamentos ou acessórios, inspecionar componentes elétricos para segurança, instalar fiação e iluminação e solucionar problemas elétricos. Para se tornar um eletricista qualificado e bem-sucedido, é necessário ter uma série de qualidades importantes. O mais importante é a visão das cores pois toda a fiação é identificada pela cor do isolamento do fio, além de marcações especiais (geralmente linhas) que geralmente são impressas no isolamento da fiação. O esquema de fiação é a chave para decifrar quais fios de cor se conectam a um dispositivo ou fonte de alimentação específico. Outras características importantes incluem a solução de problemas elétricos, o que também requer um pensamento crítico e excelentes habilidades de comunicação. A resistência física e a força também estão na lista de características dos eletricistas mais bem-sucedidos. O profissional deve realizar a leitura dos diagramas técnicos e de fiação, incluindo projetos, instalar os sistemas de controle e iluminação, inspecionar os sistemas elétricos, solucionar e reparar avarias elétricas, aprender e cumprir os regulamentos estaduais e locais com base no código elétrico nacional, e treinar e gerenciar outros trabalhadores elétricos em todos os aspectos da indústria. Deve-se conhecer os parâmetros e a sistemática para a qualificação e a certificação de eletricistas de manutenção, bem como saber as suas atribuições e as suas atividades.

Da Redação – 

Os eletricistas instalam e mantêm todos os sistemas elétricos e de energia das casas, empresas e fábricas, instalando e mantendo a fiação e o equipamento de controle por meio do qual a eletricidade flui. Eles também instalam e mantêm equipamentos elétricos e máquinas em fábricas e uma ampla gama de outros negócios.

Os eletricistas geralmente se concentram na construção ou na manutenção, embora muitos façam as duas coisas. Os eletricistas especializados em construção instalam principalmente os sistemas de fiação em fábricas, empresas e novas residências. Os especializados em manutenção consertam e atualizam os sistemas elétricos existentes e consertam os equipamentos elétricos.

Eles normalmente começam seu trabalho lendo plantas - diagramas técnicos que mostram a localização de circuitos, tomadas, centros de carga, painéis e outros equipamentos. Depois de determinar para onde irão todos os fios e componentes, os eletricistas instalam e conectam os fios a disjuntores, transformadores, tomadas ou outros componentes e sistemas.

Ao instalar a fiação, os eletricistas usam ferramentas manuais, como dob...

Artigo atualizado em 01/03/2022 02:07.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica