Publicado em 26 dez 2023

A gestão dos resíduos de saúde descartados pelo consumidor

Redação

A saúde da população pode ser afetada pelos resíduos de saúde descartados de forma incorreta, especialmente devido à contaminação ocorrida por meio de emissões de resíduos líquidos e gasosos: no ar: pela emissão de partículas e gases tóxicos e malcheirosos provenientes da queima do resíduo ou de sua decomposição biológica; na água: pelo chorume (líquido proveniente da decomposição do lixo contendo matéria orgânica, metais pesados, enzimas e microrganismos). Há muitas doenças relacionadas aos resíduos de saúde que podem ser transmitidas de modo direto ou indireto. A transmissão direta ocorre por meio de microrganismos patogênicos como bactérias, vírus, protozoários e parasitas presentes nos resíduos que sobrevivem por algum tempo, podendo transmitir doenças às pessoas que os manuseiam. Já a transmissão indireta pode alcançar um maior número de pessoas, pois ocorre pela contaminação do ar, da água, do solo, alimentos e por vetores de doenças, como insetos, ratos, baratas, escorpiões, entre outros, que se encontram nesses locais, no alimento e na água. Há requisitos normativos para o gerenciamento dos resíduos de saúde resultantes do cuidado no domicílio de doenças que requerem ou podem requerer o uso de dispositivos descartados pelo consumidor para autoteste, medicamentos injetáveis, agulhas, seringas, lancetas, fitas reativas, canetas para aplicação de medicamentos, insumos usados na bomba de infusão de insulina e correlatos, visando à proteção e prevenção dos riscos ao meio ambiente, segurança ocupacional e saúde pública.

Da Redação – 

O atendimento domiciliar tem aumentado significativamente e esse tipo de assistência admite a permanência do paciente no domicílio com a utilização de alguns recursos hospitalares que garantam a assistência médica, o acompanhamento de equipe multidisciplinar, além da participação da família no cuidado. Independentemente do local da assistência há sempre um risco associado aos cuidados de saúde. Esses riscos podem estar associados ao ambiente, à possibilidade de exposição a diversos patógenos, em que se destacam o manuseio de artigos e o destino adequado dos resíduos gerados pelos serviços.

Constituem resíduos de serviços de saúde todos aqueles gerados por estabelecimentos prestadores de serviços de saúde humana ou animal: hospitais, clínicas médicas e odontológicas, laboratórios de análises clínicas e postos de coleta, ambulatórios médicos, farmácias e drogarias, unidades municipais de saúde, clínicas veterinárias, instituições de ensino e pesquisa médica, serviços de assistência domiciliar e trabalhos de campo. É notório, na prática, que, apesar das recomendações sobre o manejo dos resíduos gerados na assi...

Artigo atualizado em 02/01/2024 07:02.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica