Publicado em 29 jun 2021

A acreditação representa a segurança em produtos e serviços para a sociedade

Redação

O processo de acreditação dá a garantia de que os selos e certificados em produtos, avaliações e certificações que você encontra no dia a dia são confiáveis. Quando a emissora dos selos e certificados é acreditada significa que aquele selo ou certificado foi emitido baseado em avaliações que seguiram as melhores práticas recomendadas pelas normas técnicas. É por meio da aplicação correta de normas nacionais e internacionais, que governos, compradores e consumidores podem confiar nos resultados de calibração e testes, relatórios de inspeção e certificações realizados por empresas ou entidades credenciadas e/ou acreditadas. Essas empresas ou entidades são responsáveis por verificar se determinado produto, processo ou serviço cumpre as normas pré-estabelecidas.

José Joaquim do Amaral Ferreira – 

Você sabia que diversos produtos do seu dia a dia passam por rigorosos processos de avaliação antes de chegarem à sua casa? Isso acontece com celulares, brinquedos, pneus, baterias, respiradores e muitos outros itens. Toda esta gama de testes, avaliações, certificações e ensaios, está suportada pela acreditação, processo presente no Brasil e em mais de 100 países de todo o mundo, que comemoram no dia 9 de junho o Dia Mundial da Acreditação.

É o processo de acreditação que dá a garantia de que os selos e certificados em produtos, avaliações e certificações que você encontra no dia a dia são confiáveis. Quando a emissora dos selos e certificados é acreditada significa que aquele selo ou certificado foi emitido baseado em avaliações que seguiram as melhores práticas recomendadas pelas normas técnicas.

É por meio da aplicação correta de normas nacionais e internacionais, que governos, compradores e consumidores podem confiar nos resultados de calibração e testes, relatórios de inspeção e certificações realizados por empresas ou entidades credenciadas e/ou acreditadas. Essas empresas o...

Artigo atualizado em 29/06/2021 06:00.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica