Publicado em 18 jul 2023

A calibração dos instrumentos de medição de espessura por ultrassom

Redação

Um medidor ultrassônico lê a espessura de uma peça de teste cronometrando com muita precisão os ecos. Para transformar essas medições de tempo em medições de distância, o instrumento deve ser programado com a velocidade do som no material de teste, bem como com qualquer deslocamento de zero necessário exigido pelo instrumento, tipo de transdutor ou forma de eco. Este processo é comumente chamado calibração do medidor. A precisão de qualquer medição ultrassônica é tão boa quanto a precisão e os cuidados tomados durante a calibração. Uma calibração incorreta resultará em leituras imprecisas. procedimento para a calibração eletrônica de instrumentos de medição de espessura por ultrassom. Há requisitos normativos para os instrumentos de medição que realizam as medições em materiais que apresentam propagação linear do ultrassom, permitindo associar o tempo de trânsito com a distância percorrida pelo som. Os procedimentos normativos não se aplicam à calibração de cabos, blocos e transdutores, que são objeto de outras normas. Estes itens devem ser calibrados utilizando-se normas nacionais ou internacionais aplicáveis. Recomenda-se que os instrumentos que sejam calibrados de acordo com a norma tenham periodicidade de calibração não superior a 12 meses, sendo recomendado o intervalo de seis meses.

Da Redação – 

Os medidores ultrassônicos usam a física das ondas sonoras para medir a espessura de uma peça de teste. Eles fazem isso analisando o padrão de como as vibrações mecânicas organizadas viajam através de metais, plásticos e outros materiais industriais e cronometrando quanto tempo leva para transmitir um pulso de som através da peça de teste até que ele ricocheteie em uma superfície interna ou em uma parede oposta.

Normalmente, quanto maior é o tempo, mais espesso é o material. Esses dispositivos ultrassônicos usam frequências de energia sonora muito mais altas do que aquelas que podem ser ouvidas pelo ouvido humano. O som audível geralmente ocorre em torno de 20 kHz, mas os medidores de espessura ultrassônicos podem operar em até 500 kHz ou mais.

Os transdutores que transmitem os pulsos de som contêm elementos piezoelétricos, excitados por impulsos elétricos curtos. Isso gera ondas sonoras ultrassônicas que passam pela peça de teste e refletem de volta para o transdutor. Assim que o pulso sonoro volta, ele é convertido em energia sonora. O medidor usa essa energia sonora para calcular a espessura com ba...

Artigo atualizado em 18/07/2023 07:20.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica