Publicado em 18 jul 2023

A transformação digital está facilitando a rastreabilidade de alimentos

Redação

Se uma indústria leva a sério o aumento da rastreabilidade, a digitalização é a resposta óbvia. Mas isso não significa que se tenha que eliminar e substituir todas as suas máquinas legadas. Já estão disponíveis soluções de chão de fábrica inteligentes que permitem às indústrias manter seus equipamentos antigos e atualizá-los usando medidas econômicas. Os sistemas de software envolvidos podem ser integrados, eliminando perdas ou inconsistência de dados.

Rodney Repullo – 

A rastreabilidade de alimentos é obrigatória e regida pela Instrução Normativa Conjunta ANVISA-MAPA nº 02 de 07/02/2018 (INC 02/2018) que estabelece a obrigatoriedade de informações padronizadas em frutas, legumes e vegetais para permitir que o consumidor identifique a origem do produto com base em nome, variedade, quantidade, lote, data de produção e reconhecimento do fornecedor. Para produtos perecíveis que não dispõem de prazo de validade, as informações de rastreabilidade devem ser mantidas por 6 meses após a data de recebimento/distribuição.

Ao cumprir as regras, a indústria de alimentos deve levar em conta que a rastreabilidade também é boa para os negócios. Eis o motivo: quando há um recall de produto, o fabricante pode identificar rapidamente os códigos de lote afetados e tomar as medidas necessárias para evitar que os itens recolhidos cheguem aos consumidores.

Com processos manuais e rastreabilidade limitada, um fabricante pode se encontrar em uma posição nada invejável e correr o risco de não estar em conformidade ou poder necessitar retirar todos os seus produtos das prateleiras, em vez...

Artigo atualizado em 19/07/2023 12:30.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica