Publicado em 30 jan 2024

As principais características do consumidor do amanhã

Redação

O sucesso de uma empresa depende da sua capacidade de atrair os clientes, por isso é essencial que as marcas conheçam os seus clientes e compreendam o que os motiva - especialmente no mercado competitivo de hoje. Mas as atitudes dos consumidores mudam rapidamente e pode ser difícil prever quais as ideias e tendências emergentes que irão impulsionar os hábitos de compra no futuro.

Gustavo Boyde e Marcela Klein – 

O mercado gira em torno dos consumidores. Independentemente de qualquer outra coisa, o cliente é o acionista mais importante de qualquer negócio. Ele é quem direciona seu dinheiro a uma marca ou outra. Quem decide por uma jornada de compra ou outras.

É o foco do engajamento e de todos os esforços dos times de marketing, comercial, comunicação e até de tecnologia das empresas. Entender quem é o consumidor hoje e como ele será no futuro é, portanto, uma das principais preocupações das empresas na atualidade.

Antigamente as organizações não dedicavam tanta atenção a isso. Bastava ter um bom produto ou considerar que o cliente está sempre certo. A verdade é que, hoje, a maioria das empresas tem bons produtos.

O cliente não necessariamente quer estar certo, quer ser bem atendido, ter seus problemas resolvidos e usufruir de algo pelo que anseia. A dita jornada do cliente também conta no processo de aquisição. A experiência vivida faz parte do que é adquirido.

A mudança no comportamento se deve a muitos fatores, entre eles as mudanças do mercado, as novas tecnologias disponívei...

Artigo atualizado em 30/01/2024 12:06.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica