Publicado em 20 dez 2022

Os ensaios para os limites de ruído das máquinas elétricas girantes

Redação

O ruído das máquinas elétricas girantes pode ser influenciado pela mudança nas condições de carga, e, em casos extremos, um componente de ruído de origem eletromagnética pode aumentar em 36 dB ou diminuir em 24 dB no carregamento. A proteção de um ser humano depende das características do ruído da máquina em condições de operação. As normas relevantes para as medições de qualificação de ruído permitem o uso do nível de potência sonora determinado em condições sem carga, se o ruído da máquina não variar com a mudança da carga. Esta é uma concessão que é feita porque é difícil separar o nível de ruído da máquina de carregamento do ruído do motor elétrico que está sendo investigado. Por isso, é importante determinar os níveis máximos de potência sonora de ponderação em decibéis (dB), para o ruído no ar, emitido pelas máquinas elétricas girantes, como uma função de potência, rotação e carga, e para especificar o método de medição e as condições de ensaio adequadas para a determinação do nível de potência sonora das máquinas, e fornecer uma avaliação normalizada do ruído da máquina até os níveis máximos de potência sonora especificados. Os usuários devem conhecer os métodos de ensaio para a determinação do nível de potência sonora de máquinas elétricas girantes.

Da Redação – 

As técnicas de controle de ruído e vibração em máquinas elétricas rotativas podem ser classificadas em três tipos: redução da resposta estrutural independentemente das excitações eletromagnéticas; redução das excitações eletromagnéticas independentemente da resposta estrutural; e redução do número de ressonâncias que ocorrem entre excitações eletromagnéticas e modos estruturais. As técnicas de mitigação de ruído acústico mais eficientes baseiam-se no cancelamento das excitações eletromagnéticas harmônicas responsáveis pela vibração e ruído.

Os ruídos e as vibrações eletromagnéticas provêm das partes ativas da máquina elétrica na faixa audível (20 Hz a 20 kHz) sob a excitação de forças eletromagnéticas, ou seja, a magnetostrição e as forças de Maxwell. Um gerador síncrono de ímã permanente de acionamento direto de baixa velocidade e alto torque para aplicações de turbinas eólicas pode ser responsável por um zumbido de baixa frequência de 100 Hz, enquanto um motor cc sem escova de alta velocidade usado, por exemplo, na modelagem pode criar um ruído agudo de alta frequência de até 8.000 Hz.

O papel da ma...

Artigo atualizado em 19/12/2022 05:47.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica