Publicado em 27 dez 2022

A gestão da inovação representa um conjunto de atividades planejadas

Redação

As empresas devem planejar, implementar e controlar as iniciativas, os processos, as estruturas e o suporte à inovação necessários para abordar oportunidades, atender aos requisitos e implementar as ações, mediante o estabelecimento de critérios para iniciativas e processos de inovação; a implementação do controle das iniciativas e processos de inovação de acordo com os critérios; a manutenção de informação documentada na medida necessária para ter confiança de que as iniciativas e os processos de inovação foram executados conforme o planejado. Deve controlar as mudanças planejadas e analisar criticamente as consequências de mudanças não intencionais, tomando ações para prevenir ou mitigar quaisquer efeitos adversos, conforme necessário. A empresa também deve assegurar que as iniciativas e os processos de inovação terceirizados e colaborativos sejam controlados. O planejamento operacional pode exigir uma abordagem diferente de controle, especialmente em relação às atividades criativas e experimentais, incorporando um maior grau de liberdade e flexibilidade para gerir a incerteza. Esta abordagem pode ser diferente de outras práticas estabelecidas de controle de gestão. Uma iniciativa de inovação é um conjunto de atividades coordenadas, formais ou informais, e pode ser um projeto de inovação, um programa de inovação ou qualquer outro tipo de abordagem. Uma iniciativa pode ser proposta por qualquer pessoa na organização e é caracterizada por ter um ponto de partida e um ponto final. A organização pode estabelecer um ou mais processos para gerir estas iniciativas. Ao configurar os processos de inovação para se adequar à iniciativa de inovação, eles podem ser flexíveis e adaptáveis, e formar configurações diferentes, dependendo, por exemplo, dos tipos de inovações e das circunstâncias da organização. Podem formar uma via rápida de processos selecionados; ter uma sequência não linear; ser iterativos; ser implementados dentro ou independentemente de outros processos da organização; e estar conectados a outros processos da organização. Os processos de criação e experimentação se concentram na exploração para obter conhecimento e podem requerer resiliência e flexibilidade. Os processos de inovação podem interagir e se relacionar com outros processos da organização, por exemplo, pesquisa, desenvolvimento de produtos, marketing, vendas, parcerias, fusões e aquisições, colaboração e propriedade intelectual.

A gestão da inovação é o processo de gerenciar as novas ideias, desde a concepção até a ação e torná-las realidade. Esta abordagem envolve a geração ou o brainstorming e entrada de funcionários para descobrir conceitos ocultos; a captura ou o registro das ideias de uma forma que seja facilmente compartilhável com as principais partes interessadas. A partir daí, deve-se discutir e criticar as ideias inovadoras para ver se elas atendem às suas necessidades. Depois, deve-se decidir quais as ideias inovadoras serão executadas para maximizar o tempo e outros recursos em sua empresa.

A gestão da inovação informa — e é informada por — metas de negócios de alto nível que geram valor significativo para a organização. Certas ações e práticas resultarão de sua inovação, assim como sua inovação seguirá como uma resposta à visão de negócios e aos problemas que surgirem. Para implementar processos eficazes de gestão de inovação, precisa-se de uma excelente comunicação entre os funcionários em todos os níveis e um ambiente colaborativo para descobrir ideias inovadoras adicionais.

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Artigo atualizado em 27/12/2022 07:39.

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