Publicado em 16 set 2025

Os critérios diferenciados da acústica de salas e espaços para ensaios musicais

Redação

As propriedades acústicas de uma sala são cruciais para a interação entre a sala e o instrumento musical. Quando a resposta acústica de uma sala funciona bem com o instrumento, boas condições são alcançadas tanto para o público quanto para os músicos. Há uma conexão clara entre o uso pretendido de uma sala de música, o tipo de música, o tipo de conjunto e o tamanho da sala. Não é possível alcançar condições acústicas satisfatórias para todos os tipos musicais e de comunicação de fala em uma única sala, uma vez que os requisitos acústicos para cada uso são diferentes. São especificados os critérios diferenciados para condições e características acústicas de salas e espaços utilizados para ensaios musicais. Os critérios são especificados para diferentes tipos de música, independentemente do tipo de edifício em que os espaços estão localizados. O documento fornece critérios para a acústica de salas em espaços utilizados para ensaios musicais, seja este o uso principal dos espaços ou sejam espaços multiuso. Juntamente com os critérios acústicos, são apresentados requisitos para a altura útil da sala, o volume útil da sala e a área útil. Os critérios para as condições acústicas são diferenciados com base em três tipos de música: amplificada, acústica suave e acústica intensa. Este documento é aplicável ao planeamento de novos edifícios e à remodelação dos já existentes. O documento também pode ser usado para avaliar a adequação dos espaços existentes para diferentes fins musicais. O documento pode ser utilizado para a adequação de salas e espaços cuja finalidade principal não seja o ensaio musical, como ginásios esportivos, salas de aula, salas de reunião, salas multiuso etc. Soluções acústicas flexíveis podem ser utilizadas para abranger diversas finalidades de uso.

Da Redação – 

Ao planejar os espaços a serem utilizados para fins musicais (ensaio ou recital), é importante esclarecer o seu uso prioritário como primeiro passo no processo. A clarificação e a definição de prioridades implicarão, em primeiro lugar, uma seleção de tipos e atividades musicais, como descrito na norma.

É importante que isso seja feito antes da planta do espaço ser definida, já que uma mesma sala pode não oferecer condições satisfatórias para todas as aplicações. Os critérios acústicos para uma sala de música serão dimensionados de acordo com, por exemplo, a altura do pé-direito da sala.

Para salas multiusos, é importante que seja dada prioridade às diferentes aplicações e às diferentes necessidades dos usuários em termos de condições acústicas. Isso forma a base para a elaboração de um plano para as condições acústicas desejadas nos espaços. As dimensões mais importantes para os espaços estão incluídas na planta e são usadas como base para o projeto da sala e dos requisitos acústicos.

Para alcançar um bom resultado, é necessário que a definição de prioridades ...

Artigo atualizado em 09/09/2025 01:00.
Imagem Rodapé

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica