Publicado em 08 dez 2020

A influência das condições atmosféricas em inspeções termográficas

Redação

A termografia já se consolidou como técnica eficaz no ramo da engenharia, contudo, o uso inadequado pode comprometer os ensaios, implicando em diagnósticos equivocados. Os resultados das inspeções são influenciados por diversos fatores, tais como: experiência do termografista, especificações do termovisor, características do elemento sob inspeção, bem como influências atmosféricas. As influências atmosféricas são capazes de alterar a distribuição térmica dos componentes, a temperatura da anomalia térmica e a quantidade de radiação que chega ao termovisor. Tudo isso proporciona alterações relevantes nos resultados, exigindo conhecimentos prévios do termografista acerca dessas influências. Portanto, a seguir, faremos um breve relato acerca das principais influências atmosféricas que afetam as medições termográficas: atenuação atmosférica, turbulência, umidade do ar, temperatura ambiente, radiação solar e efeito do vento.

Marcelo Pereira de Miranda - 

A presença da atmosfera entre a fonte emissora e o sensor origina perturbações na medição. Além da atenuação resultante da propagação na atmosfera, os gradientes térmicos e a turbulência criam heterogeneidades no índice de refracção do ar, que provocam a degradação da qualidade da imagem. A atenuação atmosférica é, contudo, a que causa maiores problemas durante a medição porque acarreta erro sistemático, que é função da gama espectral utilizada, da distância de observação e das condições meteorológicas [1].

A distribuição térmica em um corpo, bem como a quantidade de radiação infravermelha que chega à câmera infravermelha, podem variar de acordo com alguns parâmetros ambientais tais como: temperatura ambiente, chuva e umidade, radiação solar, vento e transmitância atmosférica. Cada uma dessas ações pode afetar a medição infravermelha de maneira diferente, por isso é necessário compreendê-las para eliminá-las ou mitigar seus efeitos [4].

A radiação térmica captada pela câmera infravermelha fornece informação sobre a distribuição de calor sobre a superfície de um objeto. No entanto,...

Artigo atualizado em 08/12/2020 06:17.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica