A conformidade dos isoladores ocos de cerâmica para os equipamentos elétricos
Redação
Os isoladores ocos de porcelana e de vidro devem ser usados em equipamentos elétricos, ou os isoladores ocos de porcelana são previstos para uso com uma pressão permanente de gás em chaves secionadoras e de controle, para uso interno e externo em equipamentos elétricos, operando em corrente alternada com tensão nominal acima de 1.000 V e uma frequência não superior a 100 Hz, ou para uso em equipamentos de corrente contínua com tensão nominal acima de 1.500 V. Os isoladores ocos estão previstos para uso em equipamento elétrico, como: disjuntores; chaves interruptoras; interruptores; chaves de aterramento; transformadores de instrumentos; para-raios; buchas; terminais de vedação de cabos; e capacitores. Os parâmetros normativos não se destinam à prescrição de ensaios de tipo dielétricos, porque as tensões suportáveis não são características do isolador oco em si, mas, em última análise, do dispositivo do qual este faz parte. Os isoladores ocos ou corpos isolantes ocos são para uso geral e os isoladores ocos ou corpos isolantes de porcelana ou vidro são previstos para uso: sem pressão; com pressão permanente = 50 kPa; com pressão permanente de gás > 50 kPa, em combinação com um volume interno < 1 L (1.000 cm³); e com pressão hidráulica permanente. As especificações estabelecem os termos comuns utilizados; as características mecânicas e dimensionais dos isoladores ocos e dos corpos isolantes; a integridade elétrica da parede; as condições sob as quais se verificam os valores específicos daquelas características; os métodos de ensaio; e os critérios de aceitação. Estabelecem, ainda, os termos comuns utilizados; as características mecânicas e dimensionais dos isoladores ocos e dos corpos isolantes; a integridade elétrica da parede; as condições sob as quais se verificam os valores específicos daquelas características; os métodos de ensaio; os critérios de aceitação; as regras de projeto; e os procedimentos de ensaio e os valores de ensaio.

Da Redação –
Em relação à documentação dos produtos, cada corpo oco isolante deve ser marcado na superfície externa vidrada ou na superfície do vidro, com o nome ou marca do fabricante e o ano da fabricação. As marcações do número da peça e do número de série são obrigatórias para os corpos ocos isolantes cerâmicos previstos para uso com pressão permanente de gás.
Estas marcações devem ser legíveis e indeléveis. O fabricante deve manter registros de todos os isoladores ocos produzidos de acordo com esta norma, por um mínimo de dez anos. Estes registros devem conter as seguintes informações: o número da peça, se requerido; o número de série, se requerido data de fabricação; a data e os resultados do ensaio de tipo; a data e os resultados do ensaio de recebimento; a data e os resultados do ensaio de rotina. O comprador deve receber os registros, quando solicitado.
Conforme especifica a ...