Inteligência artificial x natural: não é um embate, é uma soma
Redação
Assim como a automação substituiu vários postos de trabalho nas linhas de produção nos diversos segmentos industriais, a inteligência artificial (IA) tem uma capacidade absurda de aumentar a produtividade das organizações na área administrativa. Isso é algo perceptível e também inegável.
Pedro Signorelli –
Precisamos admitir um ponto: a inteligência artificial veio para ficar. Antes de mais nada, é importante ter claro isso. Assim como os computadores, a internet, o celular. Todas estas tecnologias disruptaram não só o mercado, mas a sociedade toda. Não será diferente com a IA, aliás, será ainda mais disruptivo.
Dito isso, temos também que considerar o que os ‘adivinhadores de futuro’ andam falando por aí, mas sempre lembrando de não levar tudo ao pé da letra. Já existem empresas dizendo que terão uma IA como CEO, afirmando que será o fim da humanidade como conhecemos hoje e coisas do gênero. Isso procede mesmo?
No final do século XVIII, Thomas Malthus, economista e matemático, disse que a produção de alimentos crescia em progressão aritmética e a população em progressão geométrica. Cá estamos mais de 200 anos depois com uma população crescente e um ganho absurdo em produtividade no campo, além de muita gente ainda morrendo de fome.
Não é que não houve efeitos colaterais com o passar do tempo, houve sim, assim como haverá com a inteligência artificial, que não está isenta das consequências d...