Publicado em 21 fev 2023

Como as empresas podem integrar a sustentabilidade às suas compras

Redação

A sustentabilidade é o estado do sistema global, incluindo os aspectos ambientais, sociais e econômicos, no qual as necessidades do presente são atendidas sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades. Os aspectos ambientais, sociais e econômicos interagem, são interdependentes e são muitas vezes referidos como as três dimensões da sustentabilidade que é o objetivo do desenvolvimento sustentável que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações de suprir suas próprias necessidades. Ele se refere à integração de objetivos de alta qualidade de vida, saúde e prosperidade com justiça social e manutenção da capacidade da Terra de suportar a vida em toda a sua diversidade. Estes objetivos sociais, econômicos e ambientais são interdependentes e se reforçam mutuamente. O desenvolvimento sustentável pode ser tratado como uma forma de expressar as expectativas mais amplas da sociedade como um todo. As compras sustentáveis devem ter os maiores impactos ambientais, sociais e econômicos positivos possíveis ao longo de todo o ciclo de vida e envolvem os aspectos de sustentabilidade relacionados aos bens ou serviços e aos fornecedores ao longo das cadeias de suprimentos. Também contribuem para a realização dos objetivos e metas organizacionais de sustentabilidade e para o desenvolvimento sustentável em geral. Elas representam uma oportunidade para fornecer mais valor para a organização pela melhoria da produtividade, avaliação de valor e desempenho, promoção de comunicação entre compradores, fornecedores e todas as partes interessadas, e pelo encorajamento da inovação. Para cumprimento de suas responsabilidades de sustentabilidade, a empresa deve fornecer um entendimento de o que são compras sustentáveis; quais são os impactos e considerações de sustentabilidade entre os diferentes aspectos da atividade de compras: política; estratégia; organização; processo; e como implementar as compras sustentáveis.

A sustentabilidade nos negócios refere-se à estratégia de uma empresa para reduzir o impacto ambiental negativo resultante de suas operações em um determinado mercado. As práticas de sustentabilidade de uma organização são normalmente analisadas em relação às métricas ambientais, sociais e de governança. Os limites ambientais da Terra estão levantando preocupações sobre os efeitos dominó nos sistemas e sociedades naturais globais. As empresas estão vendo tanto a pressão quanto a oportunidade de estabelecer metas de sustentabilidade, caso ainda não o tenham feito.

Alguns exemplos de sustentabilidade nos negócios podem ser citados, como melhorar a eficiência da gestão de energia usando fontes alternativas de energia e contabilidade de carbono; implantação de infraestrutura que reduza as emissões de gases do efeito estufa (GEE), preservar os recursos hídricos e eliminar os desperdício. Operar cadeias de suprimentos dinâmicas e eficientes para capacitar uma economia circular, incentivar a reutilização, eliminar resíduos, promover o consumo sustentável e proteger os recursos naturais.

Igualmente, e empresa pode possibilitar o desenvolvimento suste...

Artigo atualizado em 17/02/2023 10:12.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica