Publicado em 30 mai 2023

As orientações normativas para uma política de facility management

Redação

O facility management (FM) é o conjunto de operações diárias que garantem a infraestrutura física e os recursos humanos de uma empresa. Os usuários devem entender que há requisitos normativos que fornecem as orientações para o desenvolvimento de uma política para facility management (FM) quando a organização pretende determinar uma estrutura para o estabelecimento de objetivos de FM e para a gestão de riscos efetiva; pretende alcançar o alinhamento entre a estratégia para FM e os requisitos operacionais de FM; deseja melhorar a utilidade e os benefícios fornecidos pelo sistema de FM; visa atender às necessidades das partes interessadas e aos requisitos de FM aplicáveis de maneira consistente; e visa ser sustentável. Dessa forma, as empresas devem ser orientadas pela estratégia do negócio e dos objetivos da organização demandante, e pela estratégia para FM, quando desenvolver, implementar, manter e atualizar a política para FM. Essa atividade trata da gestão, manutenção e do funcionamento de todos os equipamentos e espaços de uma empresa. É um serviço integral que abrange diversas áreas como limpeza, segurança, manutenção, recursos humanos e TI. As tarefas de facility management são realizadas por uma equipe dedicada ou podem ser desempenhadas por uma empresa terceirizada. Uma das suas principais funções é garantir total funcionalidade dos equipamentos e espaços da empresa. Para isso, a equipe realiza a manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos.

Da Redação – 

Uma distinção deve ser elaborada entre os perigos e os riscos do tipo que podem representar uma ameaça aos usuários, ao pessoal de serviço e aos visitantes associados com a operação e o uso normal de uma instalação, e um evento de risco que poderia ou não poderia ocorrer (por exemplo, eventos climáticos) e a resposta a eles. A gestão de riscos deve ser aplicada ao desenvolvimento e à manutenção da política para FM, e como uma ação específica para usuários e outras partes interessadas para identificar qualquer evento o qual eles acreditam que poderia ocorrer, o que impactaria nos objetivos de FM e/ou nos objetivos do negócio da organização e da organização demandante. A NBR ISO 31000 fornece os princípios, uma estrutura e um processo para gestão de riscos, incluindo alocação e uso de recursos para tratar os riscos identificados.

Em linhas gerais, a política para FM deve fornecer as orientações, por exemplo, sobre a governança, autoridades, aprovações e normas internas, normas internacionais, controle de qualidade e garantia da qualidade, saúde, segurança do trabalho e segurança patrimonial, desempenho ambien...

Artigo atualizado em 30/05/2023 04:31.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica