Publicado em 16 dez 2025

A qualificação dos projetos de módulos fotovoltaicos terrestres

Redação

Os módulos fotovoltaicos terrestres (FV) são os componentes fundamentais dos sistemas de energia solar, projetados para converter a luz solar em eletricidade para aplicações em solo. Esses módulos são compostos por células solares, geralmente de silício cristalino, seladas em um laminado protetor e projetadas para suportar condições climáticas externas. As normas como a série IEC 61215 definem a qualificação do projeto, a homologação e os procedimentos de teste para garantir sua qualidade e confiabilidade a longo prazo. A vida útil dos módulos assim qualificados dependerá de seu projeto, de seu ambiente e das condições em que são operados. Os resultados dos ensaios não são interpretados como uma previsão quantitativa da vida útil do módulo. Em climas em que 98 % das temperaturas de operação excedem 70 °C, recomenda-se que os usuários considerem ensaiar em condições de ensaios com temperatura mais alta, conforme descrito na IEC TS 63126. Recomenda-se que os usuários que desejam qualificação de produtos FV com expectativas de vida útil menores considerem os ensaios projetados para dispositivos FV em eletrônicos de consumo, conforme descrito na IEC TS 63163 (em desenvolvimento). Os usuários que desejam ter certeza de que as características ensaiadas na IEC 61215 aparecem consistentemente em um produto fabricado podem utilizar a IEC 62941 referente aos sistemas de qualidade na fabricação de FV.

Da Redação – 

Os requisitos normativos destina-se a ser aplicado a todos os módulos planos de silício cristalino de uso terrestre. Ele não é aplicável aos módulos usados com radiação solar concentrada, embora possa ser utilizado em módulos de baixa concentração (1 a 3 sóis). Para módulos de baixa concentração, todos os ensaios são realizados usando os níveis esperados de irradiância, corrente, tensão e potência na concentração projetada.

O objetivo desta sequência de ensaios é determinar as características elétricas do módulo e demonstrar, na medida do possível, dentro de limites razoáveis de custo e tempo, que o módulo é capaz de suportar exposição prolongada em condições externas. As condições de ensaio acelerado são empiricamente baseadas naquelas necessárias para reproduzir falhas selecionadas observadas em campo, e são aplicadas igualmente em todos os tipos de módulos.

Os fatores de aceleração podem variar com o projeto do produto e, portanto, nem todos os mecanismos de degradação podem se manifestar. Mais informações gerais sobre métodos de ensaio acelerado, incluindo definições de termos, podem ser encontrad...

Artigo atualizado em 10/12/2025 11:43.
Imagem Rodapé

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica