Publicado em 06 jun 2023

A qualificação de pessoas em ensaios não destrutivos no setor aeronáutico

Redação

As empresas do setor aeronáutico são exigentes na contratação de sua mão de obras, estabelecendo um conjunto de requisitos que resultam em um processo de seleção de excelência. Existem alguns aspectos que podem ser cruciais, como a qualidade da redação do currículo e da carta de apresentação, domínio do idioma, histórico acadêmico, referências, personalidade, conhecimento de uma tecnologia específica, etc. Muitas vezes, o conhecimento de determinados aplicativos, programas ou ferramentas pode também constituem uma barreira (ou uma oportunidade) de seleção, pois pode se tornar muito específico. No caso da qualificação e certificação de pessoas envolvidas na aplicação de ensaios não destrutivos (END) na fabricação de produtos aeronáuticos, os corpos de prova são peças ou imagens contendo descontinuidades naturais ou artificiais documentadas, defeitos ou condições utilizadas no exame prático para demonstrar a proficiência do candidato no uso de um método em particular, sendo que os corpos de prova podem referir-se a imagens de um conjunto real, como, por exemplo, as radiografias. Dessa forma, há parâmetros normativos obrigatórios para a qualificação e certificação de pessoas envolvidas na aplicação de ensaios não destrutivos (END) na fabricação de artigos aeroespaciais e na indústria de serviços, manutenção e reparo.

Da Redação – 

A maneira mais simples e precisa de testar materiais e componentes geralmente é fazer isso até a destruição. O teste destrutivo é usado na indústria aeroespacial para determinar as propriedades físicas de materiais, componentes e montagens, sendo que pode revelar informações úteis sobre as características dos materiais, incluindo ductilidade, resistência à tração e tenacidade à fratura.

No entanto, o teste destrutivo nem sempre é possível ou desejável ao testar peças e materiais destinados ou já em uso em aeronaves, principalmente devido ao seu alto valor. Em vez disso, os técnicos usam equipamentos e análises de testes não destrutivos para examinar materiais e componentes antes de entrarem em serviço e enquanto estiverem em serviço, sem destruí-los.

O END também pode detectar falhas e diferenças em materiais que, de outra forma, seriam muito difíceis de detectar usando métodos destrutivos. A segurança é o aspecto mais crítico da aviação e o END é usado durante todo o ciclo de vida de um produto – desde a qualificação de novos materiais e o projeto de novas aeronaves até as inspeções em serviço de est...

Artigo atualizado em 07/06/2023 11:11.

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