Publicado em 28 nov 2023

As principais tendências do novo mercado de trabalho

Redação

Passou da época em que dobrar a carga horária, seguir ordens dos chefes às cegas e receber um salário que não condiz com o esforço dedicado à função eram situações consideradas normais nas empresas. Seguindo o princípio da flexibilidade, os colaboradores estão sendo mais rigorosos antes de aceitarem uma vaga, especialmente visando o bem-estar.

Thales Zanussi – 

O mercado de trabalho mudou - e continuará mudando antes que você perceba. Com o avanço da tecnologia em tempo recorde, nos últimos anos o ambiente corporativo tem sido repensado constantemente, assim como os trabalhadores de diversas áreas passaram a buscar novos formatos de atuação para o dia a dia profissional que se adaptem a essa realidade.

Para se ter uma ideia, o contexto atual envolve a substituição de mais da metade dos empregos formais por máquinas até 2026 no Brasil, segundo a Universidade de Brasília. Isso sem falar de que até 2030, o Fórum Econômico Mundial projeta que 133 milhões de novas funções serão geradas no mundo todo.

Junto disso, principalmente após o período da pandemia, as mudanças sociais, desde globalização ao envelhecimento da população, criaram uma percepção inédita do ato de trabalhar. Aquela velha estrutura de completar uma faculdade, sair de casa e ir para a empresa, obedecer a um chefe mais velho e levar anos para subir na carreira nessa mesma companhia deixou de existir.

Hoje, tanto os trabalhadores mais jovens quanto os mais experientes estão olhando mais pa...

Artigo atualizado em 02/01/2024 06:06.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica