Publicado em 21 nov 2023

Os ensaios de imunidade em equipamentos com corrente de até 16 A por fase

Redação

Os ensaios de compatibilidade eletromagnética têm como objetivo garantir que um sistema, equipamento ou dispositivo eletroeletrônico não provoque perturbações eletromagnéticas, além dos limites estabelecidos pelos documentos normativos aplicáveis aos equipamentos, bem como não sofra uma interferência eletromagnética, quando submetido aos níveis de severidade de perturbações eletromagnéticas determinados na norma técnica. Por isso existem parametros normativos para os métodos de ensaio de imunidade e a faixa de níveis de ensaio preferidos para os equipamentos elétricos e eletrônicos conectados às redes de alimentação de baixa tensão para quedas, interrupções curtas e variações de tensão. Eles se aplicam aos equipamentos elétricos e eletrônicos com corrente nominal de entrada não superior a 16 A por fase, para conexão a redes CA de 50 Hz ou 60 Hz.

Da Redação – 

Esses ensaios devem ser realizados com o equipamento sob ensaio (ESE) conectado ao gerador de ensaio com o cabo de alimentação mais curto especificado pelo fabricante do ESE. Se nenhum comprimento de cabo for especificado, deve ser utilizado o menor comprimento possível adequado ao uso normal do ESE. As montagens de ensaio para os três tipos de fenômenos são: quedas de tensão; interrupções curtas; e variações de tensão com transição gradual entre a tensão nominal e a tensão alterada.

É importante que, antes de iniciar o ensaio em um determinado ESE, um plano de ensaio deve ser preparado. Ele deve ser representativo da forma como o sistema (composto por ESE, cabos, periféricos e conexões) é realmente usado. Os sistemas podem requerer uma análise prévia para determinar quais configurações do sistema devem ser ensaiadas para reproduzir situações de uso real.

Os casos de ensaio devem ser explicados e indicados no relatório de ensaio e se recomenda-se que o plano de ensaio inclua os seguintes itens: a designação do tipo do ESE; as informações sobre possíveis conexões (plugues, terminais, etc.), cabos corre...

Artigo atualizado em 02/01/2024 06:04.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica