Publicado em 21 nov 2023

Os cobots podem realizar a alimentação automatizada das máquinas

Redação

Os cobots, em essência, são robôs colaborativos, ou seja, as ferramentas automatizadas desenhadas para trabalhar em conjunto com as pessoas. Eles estão ganhando força no cenário industrial, justamente para tirar os colaboradores das tarefas perigosas e evitar que aconteça o turnover, transformando a realidade industrial.

Bruno Zabeu – 

As máquinas possuem um papel fundamental nos mais diversos tipos de indústrias, e de acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), 76% das grandes empresas que investiram em 2020, adquiriram máquinas ou equipamentos. Porém, em paralelo a essa essencialidade, existem casos de trabalhadores que já se machucaram enquanto trabalhavam nas indústrias.

Além dos problemas ergonômicos que podem ser ocasionados pelas tarefas repetitivas e monótonas, existem os riscos relacionados à manutenção de pesados maquinários. A alimentação manual de máquinas envolve geralmente, pequenos espaços de trabalho e pontas cortantes, além do fato de que manutenções realizadas por horas com pouca luz natural também necessitam de um grande esforço mental.

Ao se deslocarem várias vezes para dentro de uma determinada máquina, operadores também podem acabar forçando a lombar e outras partes do corpo. Assim, os cobots estão ganhando força neste cenário, justamente para tirar os colaboradores dessas tarefas perigosas e evitar que aconteça o turnover, transformando a realidade industrial. Em um contexto tão tecno...

Artigo atualizado em 02/01/2024 06:03.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica