Publicado em 02 jun 2020

Design e conectividade

Redação

O design não apenas busca soluções emergenciais para atender as necessidades que aparecem ininterruptamente no dia a dia, como também idealiza projetos pós-pandemia para entender o que seria a nova normalidade.

Agda Carvalho - 

A sociedade em rede amplia o significado do design em tempos de pandemia. Observamos que o contexto se reorganiza continuamente para articular as novas situações e comportamentos que surgem no cotidiano, tanto presencial quanto remoto.

A condição da conectividade aponta outros direcionamentos no que se refere ao design, pois as mudanças no contexto despertam desdobramentos nos modos de produção, nos de uso e nos de viver. O design não apenas busca soluções emergenciais para atender as necessidades que aparecem ininterruptamente no dia a dia, como também idealiza projetos pós-pandemia para entender o que seria a nova normalidade.

Como exemplo, observa-se que empresas reestruturam sua linha de produção para acolher as novas demandas com os EPI. A conectividade produz uma variedade de dados que, quando analisados, sinalizam possíveis caminhos para a compreensão dessa realidade mutante.

Um tempo em que as relações sociais e profissionais estão momentaneamente remotas, acontece a geração de dados com o uso da tecnologia e das redes sociais. Para o design, a percepção da visualização de dados, por meio de gráficos e mapas, está além dos números, pois esses dados mostram um panorama das alterações apresentadas no comportamento individual e social. E sinaliza diferentes direcionamentos nas necessidades dos usuários no espaço residencial e no significado do espaço social.

Nesse sentido, as máscaras são indicada...

Artigo atualizado em 02/06/2020 05:32.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica