Publicado em 02 jun 2020

A correta montagem de painéis de parede pré-moldados

Redação

Esses produtos são constituídos por painéis estruturais pré-moldados maciços de concreto armado e pelas ligações entre eles. Destina-se à construção de paredes de edifícios habitacionais de até cinco pavimentos. A fabricação dos painéis é feita em unidade de produção montada em canteiro de obra ou em usina. A moldagem dos painéis é feita na posição vertical, com formas de aço apoiadas sobre quadro metálico. Os painéis podem ser de concreto armado e concreto celular autoclavado. O concreto celular autoclavado deve ter como base de fabricação a mistura de cimento, cal, areia e alumínio em pó. Esses materiais conferem ao produto final algumas características especiais, como leveza, resistência e fácil manejo. Deve-se entender os requisitos e procedimentos a serem atendidos no projeto, na produção e na montagem de painéis de parede pré-moldados que se enquadram nos critérios de classificação estabelecidos na Seção 5 da norma técnica.

Da Redação – 

Esses painéis pré-fabricados apresentam como uma de suas principais vantagens o acabamento já incorporado, ou seja, chegam ao canteiro totalmente prontos para serem instalados. A aparência do material pode ser modificada na etapa de moldagem, por meio da adição de pigmentos no concreto, ou na fase de pós-moldagem, com a fixação de placas de rochas ou cerâmica.

A instalação dos painéis não é difícil e acontece por meio da conexão de inserções metálicas, fixadas tanto nas peças quanto na estrutura da edificação. Deve-se ter alguns cuidados com os alinhamentos da montagem, tolerâncias e a seleção de equipamentos de transporte são fundamentais.

As juntas entre os painéis devem apresentar a maior estanqueidade possível, porém precisam apresentar espaço suficiente para acomodar a movimentação das placas. Na maioria das vezes, as falhas nas juntas não acontecem por serem muito largas, e sim pela falta da folga necessária. As larguras máximas e mínimas são determinadas em função do cálculo de movimentações do painel.

Pode-se ressaltar que a pré-moldagem é definida como sendo um processo de execução em que a construção, ou parte dela, é moldada fora do seu local de utilização definitivo. O campo de aplicação das técnicas da pré-moldagem é amplo, abrangendo edificações, construções pesadas e diversas outras obras civis, como por exemplo, estádios e muros de arrimo.

A pré-moldagem é um processo construtivo do qual s...

Artigo atualizado em 02/06/2020 05:23.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica