Publicado em 08 ago 2023

A estimativa do isolamento a ruído aéreo entre ambientes em edificações

Redação

A acústica de edifícios é o método pelo qual o ruído é controlado dentro de um edifício. Isso inclui medidas para reduzir o ruído quando necessário (ou seja, poluição sonora) e como garantir a transmissão eficaz de outros sons em um determinado espaço. As formas como os edifícios são construídos tornaram-se cada vez mais avançadas com o passar dos anos. O desenvolvimento de um edifício agora leva mais em consideração do que nunca em aspectos como a eficiência energética do edifício e a acústica. O ruído desempenha um papel importante na vida das pessoas e pode afetar tanto a produtividade quanto os níveis de energia. Por isso, há especificações normativas para os modelos de cálculos desenvolvidos para estimar o isolamento a ruído aéreo entre ambientes adjacentes em edificações, principalmente usando dados de medição que caracterizam a transmissão direta ou transmissão por flancos indireta pelos elementos de edificações envolvidos, e métodos de propagação sonora em elementos estruturais derivados teoricamente. Há um modelo detalhado descrito para cálculo em bandas de frequências, nas faixas de frequência de 1/3 de oitava de 100 Hz a 3 150 Hz de acordo com a NBR ISO 717-1, possivelmente estendido para 1/3 de oitava de 50 Hz se os dados dos elementos e da junção estiverem disponíveis. A classificação de valor único pode ser determinada pelos resultados do cálculo e um modelo simplificado com um campo de aplicação restrito é deduzido a partir disso, calculando diretamente a classificação de valor único, usando as classificações de valor único dos elementos, além de existir um método para determinar a incerteza que é proposto para o modelo simplificado.

Da Redação – 

A acústica de edificações é a área da construção civil que aborda o conforto sonoro dentro das edificações – considerando, é claro, que o receptor está recebendo um som oriundo de outro cômodo ou do lado de fora da edificação. As questões como o isolamento sonoro proporcionado por lajes, paredes, portas e janelas são, portanto, temas da acústica de edificações.

Um dos deveres do especialista em acústica de edificações é garantir que o imóvel siga os requisitos normativos no que se referem à acústica. Tais referências são descritas em decibel (dB), de acordo com a sensibilidade humana ao som. Para atender as normas, é preciso observar fatores como o isolamento acústico aéreo e de impacto, pois a edificação deve ser capaz de atender os níveis de conforto determinados pela norma contra ruídos aéreos (música, buzinas, falatório) e de impacto (passos, móveis arrastando, bate-estacas).

Quanto ao condicionamento acústico, deve-se ter atenção em selecionar os revestimentos e mobiliários específicos que, por absorverem o som, auxiliam no tratamento acústico. Um conhecimento que é essencial para, por exemplo, a...

Artigo atualizado em 08/08/2023 04:39.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica