Publicado em 22 dez 2020

Os ensaios em pisos assentados de placas de concreto

Redação

As placas de concreto para pisos são peças esbeltas pré-fabricadas de concreto, para revestimento da superfície de pavimentos, conciliando a cobertura de uma área maior com uma espessura menor, dimensionadas de acordo com a necessidade do projeto, com o objetivo de reduzir o peso do revestimento e melhorar o aspecto visual. A relação entre a maior dimensão da superfície da placa e a sua espessura é sempre maior do que 40 mm. É um produto resultante da mistura de cimento Portland, água, agregados, eventuais aditivos com ou sem reforço de fibras, telas ou armaduras ativas ou passivas. As placas são assentadas sobre uma camada de apoio e funcionam como revestimento do pavimento. Esta camada de apoio pode ser de material granular (sistema flutuante) ou de argamassa (sistema aderido). O flutuante é indicado para tráfego de pedestres e são placas assentadas sobre camada de materiais granulares que podem ser retiradas facilmente. No sistema aderido, para tráfego de pedestres e veículos leves, as placas são assentadas com argamassa de cimento Portland sobre um contrapiso. No caso de tráfego de veículos leves, deve ser utilizada uma armadura de aço na base, conforme especificação do projeto. Deve-se conhecer os métodos de ensaio e as condições de recepção das placas de concreto ou de argamassa à base de cimento Portland, destinadas ao revestimento de pisos, sejam essas placas, assentadas aderidas ou assentadas não aderidas (removíveis).

Da Redação – 

A placa pode ser produzida com uma ou mais camadas de concreto, sendo a superior considerada a de revestimento e a camada inferior é a camada estrutural. Em geral, a placa é constituída de cimento – cinza ou branco estrutural – areia, granilha, aditivos, pigmentos e pode ou não conter armadura, dependendo da carga solicitada. Pode ser fabricada em vibroprensas, em formas individuais de concretagem ou em pistas de concretagem.

A resistência mecânica das placas de concreto, quando assentadas sobre camada de apoio, deve respeitar, no mínimo, os valores a seguir: resistência característica a flexão maior ou igual a 3,5 Mpa, e carga característica de ruptura na flexão maior ou igual a 4,5 kN. O piso de concreto é utilizado em larga escala no mercado, sendo aplicado em inúmeros locais diferentes, desde jardins, praças e calçadas até para usos residenciais, conseguindo alinhar sofisticação e alto desempenho.

Uma das qualidades do piso de concreto é o fato de que existem inúmeras variações de desenhos e formatos. Um dos modelos mais utilizados no mercado é o piso intertravado de concreto, que é composto por p...

Artigo atualizado em 22/12/2020 09:34.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica