Publicado em 06 fev 2024

A Qualidade das serras-mármore para cortes de pedras em geral

Redação

As serras-mármore são ferramentas especificamente projetadas para cortes de pedras em geral, concreto, alvenarias, materiais vítreos e revestimentos cerâmicos. A principal característica da serra mármore está em seu disco diamantado ser menor, se comparado com a serra circular. O disco trabalha em alta rotação e a máquina é recomendada para materiais mais rígidos, sendo indicada para cortar mármore, basalto, concreto, granito, telha, tijolo e até madeira, mas é fundamental que seja utilizado o disco correto para cada tipo de material. Possui regulagens de profundidade, geralmente até 38 mm, e de ângulo, até 45°. Assim proporcionam a melhor operação por parte do usuário e o melhor acabamento do serviço a ser executado. A serra ainda conta com uma trava no interruptor, que impede um acionamento involuntário do equipamento. Há requisitos normativos de conformidade aplicáveis a serras-mármore montadas com um ou mais discos diamantados planos, curvos ou com depressão central, segmentados ou não; com velocidade nominal não excedendo a velocidade periférica do disco diamantado recomendado; e com disco diamantado com diâmetro nominal de 55 mm a 180 mm. Esta ferramenta é prevista para cortes de pedras em geral, concreto, alvenarias, materiais vítreos e revestimentos cerâmicos.

Da Redação – 

A serra mármore é um equipamento versátil e muito usado para diversos tipos de cortes, inclusive os mais retos. A ferramenta permite que o trabalho seja feito com muita precisão, mesmo quando se trata de cortes pequenos.

Essa máquina costuma ser muito usada em construções pelos pedreiros, em marcenarias, marmorarias, serralherias. É possível encontrar dois tipos desta ferramenta, a de 4" e a de 7". As duas contam com semelhanças e diferenças, na hora de escolher é preciso conhecer cada uma delas. A primeira é indicada para realizar cortes em alguns materiais, como ardósia, mármore, materiais cerâmicos, concreto e material refratário.

A ferramenta conta com uma capacidade ideal para cortar ferragem dentro da pedra, caso exista. Entretanto, neste tipo de equipamento, a profundidade máxima do corte é de 3 cm. Já a de 7” também pode ser utilizada para os cortes em ardósia, mármore, materiais cerâmicos, concreto e material refratário, além de cortar ferragem dentro da pedra, mas a sua diferença está na profundidade máxima do corte, que neste caso é de 6 cm.

A ...

Artigo atualizado em 06/02/2024 05:45.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica