Publicado em 11 set 2018

A identidade da empresa como um primeiro passo para o sistema de gestão

Redação

Se você não sabe para onde vai, todos os caminhos o levarão para lugar nenhum. (Henry Kissinger)

Eduardo Cassano Correa -

O início de qualquer sistema de gestão a ser implementado, seja ele qualidade, ambiental ou saúde e segurança ocupacional, começa por se construir uma forte identidade da empresa e definir claramente suas estratégias. Para que haja diferenciação neste mercado tão competitivo, independente do seu tamanho ou ramo de atividade, a empresa precisa se conhecer bem, definir o propósito de sua existência, visualizar onde ela quer chegar.

Enfim, estabelecer as estratégias que a direcionem pelo caminho pretendido. Trata-se então de construir sua missão, visão, valores e política, e alinhado a isso estabelecer suas estratégias através de objetivos e metas.

 



Vamos então esclarecer o que significa cada um destes elementos. Valores: o valor é uma crença sobre o que é importante ou relevante para a organização, aquilo que ela espera que se deva ou não fazer. São princípios essenciais e duradouros. Um pequeno conjunto de princípios orientadores atemporais e centrais. Orientam o comportamento das pessoas.

Os valores não requerem justificação externa, eles têm valor intrínseco e impo...

Artigo atualizado em 18/09/2024 04:53.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica