Seja o dono de sua carreira e faça uma revolução pessoal

Desde a fundação, no início dos anos 90, da organização a qual sou presidente e sócio proprietário, realizei dezenas de contratações, promoções e demissões de profissionais, a fim de preparar nossa equipe para nos tornarmos a maior e mais conceituada agência de informação tecnológica da América Latina. Dessa forma, tive a oportunidade de aprender com esses profissionais, quais eram as atitudes, posturas, comportamentos, e o perfil daqueles que se destacavam como talentos e daqueles que não se destacavam. Em uma empresa de sucesso, os dirigentes exigem que todos os membros de sua equipe, vejam bem, eu disse todos sem exceção, sejam talentosos. Estamos falando que, para evoluirmos e nos destacarmos profissionalmente, além dos requisitos básicos, os quais devemos possuir para desenvolver uma atividade, devemos extrapolá-los e estarmos plenamente conscientes do que devemos e do que não devemos fazer no nosso dia-a-dia. A partir dessa edição, serão publicadas algumas estratégias e orientações, as quais trouxeram resultados significativos à nossa equipe, para levar a você um guia que, se aplicado, com certeza, criará condições para você alavancar sua carreira e alcançar seu sucesso profissional.

Mauricio Ferraz de Paiva 2018

Mauricio Ferraz de Paiva

Seja o dono de sua carreira

Como você já deve ter percebido, se você mesmo não cuidar de sua carreira, ninguém ou nenhuma empresa o fará. Administrar sua própria carreira não é fácil. Mas, na verdade, não há muita escolha: no mercado competitivo em que vivemos, quem não cuida do lado profissional vai ficando para trás.

Por isso, essa primeira estratégia irá oferecer algumas dicas preliminares e fundamentais, algumas das quais iremos detalhar ao longo dessa série de textos, para que você comece agora mesmo a administrar melhor sua carreira. As dicas não são complicadas, mas o resultado positivo dependerá exclusivamente de sua determinação.

Uma delas, é manter sempre sua atenção às necessidades do mercado de trabalho. Empresas crescem, aumentam o leque de produtos e, com isso, as exigências profissionais também aumentam. O profissional que ontem precisava apenas de um curso superior em seu currículo, talvez hoje precise de uma especialização em determinada área para atender a essa nova necessidade da empresa.

Além disso, uma das características mais valorizadas atualmente pelas empresas é a do profissional multifunção, aquele que consegue atuar em duas ou três áreas diferentes. Por isso, corra atrás de novos conhecimentos, pois com isso estará dando destaque à sua atuação dentro da empresa, além de contribuir para o enriquecimento de seu currículo.

Deve-se estar sempre bem informado: leia revistas, livros, participe de congressos, exposições, feiras, ou seja, tudo o que possa lhe passar mais informações a respeito do mercado atual. Em uma conversa informal com superiores ou colegas de trabalho, um profissional bem informado é facilmente notado por todos. E isso pode ser um fator decisivo para destacá-lo entre os demais.

Se você atua como líder na empresa, não use apenas os seus conhecimentos para motivar os demais profissionais; use também o coração.

Dentro de uma organização, os assuntos que envolvem pessoas são sempre mais difíceis de serem resolvidos e também os mais importantes. As pessoas são a alma da organização, e têm total impacto sobre os seus resultados.

Tente fazer aquilo de que gosta. Nove entre dez profissionais de destaque do mercado são apaixonados por aquilo que fazem. A paixão pelo que fazemos é meio caminho andado para o sucesso, já que estaremos diariamente trabalhando em algo que nos realiza profissionalmente.

Se isso não for possível, pelo menos acredite no que está fazendo e siga sempre aquele velho ditado: Se tiver que fazer, faça bem feito.

Concilie sua vida profissional com a vida pessoal. Não deposite todas as suas energias em apenas um lado da vida. Nada é perfeito e, muitas vezes, as coisas não saem do jeito que se planeja.

Neste caso, se você estiver totalmente voltado apenas para o lado profissional, por exemplo, talvez não tenha forças suficientes para se levantar e passar por cima de eventuais obstáculos. Por isso, não se esqueça dos amigos, da família e de se divertir nas horas vagas.

Cuide do seu corpo e da sua mente, seja praticando exercícios físicos, viajando, enfim, não descuide da sua vida fora da empresa. Lembre-se: o trabalho faz parte da nossa vida, e não o contrário.

Aplicando essas dicas básicas você já estará iniciando a correta administração de sua carreira. Porém, para garantir uma alavancagem sustentável de sua carreira você deverá seguir uma parte significativa das dicas descritas nos próximos textos.

Se isso acontecer, garantimos que você, certamente, alcançará um resultado altamente positivo em sua carreira. Mais uma vez repetimos: seu sucesso profissional é de responsabilidade unicamente sua. Somente você pode agir para desenhá-lo.

Faça uma revolução pessoal

Todo início de ano é a mesma história: lá estamos nós de novo fazendo planos para o ano que inicia. Voltam àquelas promessas que ficaram meio esquecidas durante o ano que passou, os sonhos começam a tomar forma novamente… Isso tudo porque o ano novo exerce sobre nós uma força muito grande, trazendo novamente a esperança de que tudo irá melhorar, e de que finalmente conseguiremos atingir nossos objetivos.

Há um trecho de um texto de Carlos Drummond de Andrade que diz exatamente isso: “Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão. Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí entra o milagre da renovação, e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que, daqui para diante, vai ser diferente.”

Porém, um erro cometido por muitos é o de traçar apenas metas profissionais, almejando entrar em cursos profissionalizantes, ou então, correr atrás daquela promoção tão sonhada dentro da empresa, entrar finalmente naquele curso de línguas, entre diversas outras metas. Mas, pare agora e pense: se o lado profissional é importante, como será o pessoal?

Muito dificilmente encontraremos um profissional bem sucedido que não se sinta realizado também no âmbito pessoal. Os lados profissional e pessoal andam mais do que juntos: se você está bem em casa, com a família, no lazer, com os amigos, tudo fica muito mais fácil dentro do trabalho, onde a  concorrência está sempre nos trazendo novos problemas, onde clientes discordam processos, etc. Uma empresa é feita por pessoas, e pessoas têm pontos de vista diferentes, uma situação nem sempre fácil de se lidar.

Dentro da empresa, estamos constantemente nos deparando com obstáculos e problemas. Uma pessoa bem resolvida no seu lado pessoal conseguirá levar essas situações com muito mais facilidade, tendo, consequentemente, muito mais chance de resultados positivos.

Mas, já que precisamos melhorar constantemente nosso lado pessoal, para que esperarmos o início de um novo ano para isso? O presente é aqui, agora! Que tal então começar uma revolução pessoal? E existe uma técnica muito interessante para isso, que é, inclusive, muito difundida em empresas de sucesso: a técnica dos 5 S.

O 5 S é um programa japonês que une cinco conceitos simples, mas que, ao serem colocados em prática, podem mudar o ambiente de trabalho, sua vida pessoal ou a forma de conduzir suas atividades. O nome 5 S se originou do fato dos cinco conceitos se iniciarem com a letra S em japonês, conforme indicamos abaixo:

  1. Seiri – Senso de Utilização (Descarte);
  2. Seiton – Senso de Arrumação (Ordenação);
  3. Seiso – Senso de Limpeza;
  4. Seiketsu – Senso de Saúde e Higiene;
  5. Shitsuke – Senso de Autodisciplina.

Para que possamos aplicar essa técnica em nossa vida pessoal, vamos traduzir os termos para uma linguagem mais direta, a fim de aproveitá-la por completo:

  1. Seiri: separar as coisas úteis daquelas que são desnecessárias;
  2. Seiton: identificar as coisas, colocá-las em ordem, para que sejam encontradas quando se preciso;
  3. Seiso: criar um ambiente físico agradável;
  4. Seiketsu: cuidar da saúde física, mental e emocional;
  5. Shitsuke: manter os resultados obtidos com os conceitos anteriores através da repetição e da prática.

Bem, mas, como podemos aplicar o Seiri, por exemplo, em nossa vida pessoal? Simples: pense naquele espacinho da sua casa onde você coloca tudo o que não serve – roupas antigas, que não usamos mais, aquele abajur quebrado, ou ainda, o guarda-roupa velho, que você sempre tem medo de dar a alguém e precisar um dia. Engano: não precisará nunca, e ficará ocupando o espaço que poderia estar sendo utilizado de outra forma mais útil.

Além disso, a definição do Seiri pode ser levada para uma forma ainda mais ampla: pode significar preservar em sua vida somente os sentimentos que valem a pena, como o amor, a amizade, o sentimento familiar, o entendimento, jogando fora sempre os sentimentos que agem negativamente em sua vida, como a mentira, o desafeto, a vingança, entre muitos outros. Preserve consigo somente os sentimentos que venham a acrescentar momentos bons e inesquecíveis.

E quanto ao Seiton? Imagine a seguinte situação: você resolve vender o carro, e lembra que será necessário juntar todos os documentos do veículo para entregá-los ao novo dono. É aí que começa o suplício: você tem certeza de que guardou todos os documentos, mas não tem a mínima ideia de onde estejam. O conceito de Seiton serve justamente para isso: identificar as coisas e colocá-las em ordem, para que sejam encontradas facilmente quando precisar.

O senso de arrumação, além disso, pode significar também reservar fatias iguais do seu tempo para a família, os amigos, o lazer, e claro, o trabalho. Afinal, isso vai ao encontro de tudo sobre o que refletimos no início deste capítulo: vida pessoal saudável corresponde a mais chances de sucesso profissional.

O 3º item, o Seiso, fala da importância de um ambiente agradável. E isso não aborda apenas o aspecto da limpeza: refere-se a manter seu local de trabalho com um ambiente saudável, que lhe proporcione prazer apenas pelo fato de estar lá.

Uma dica é, de tempos em tempos, alterar o layout das salas, a posição dos móveis, colocar um enfeite diferente na cozinha, mudar a decoração. Mudar faz bem, tira do ar aquele sentimento de ‘mesmice’, de rotina.

O seiketsu é cuidar da saúde física, mental e emocional. Tenha sempre uma relação saudável com seus amigos, familiares ou colegas de trabalho. Tenha sempre respeito pelas pessoas. Além disso, cuide sempre muito bem do seu corpo, da mente e da alma, praticando regularmente exercícios físicos, cuidando do repouso e da alimentação, dedicando-se a atividades que lhe deem prazer como: pintura, desenho, artes em geral, viajar…

E, por último, o Shitsuke, que consiste basicamente em ser disciplinado em relação aos conceitos anteriores, fazendo com que o programa funcione de forma contínua, infinitamente. Seja persistente, e acredite em seus sonhos, metas e desejos. Controle e mantenha as conquistas já realizadas, e vá atrás daquelas ainda não alcançadas.

Seguindo essas pequenas dicas, você conseguirá aproveitar muito melhor o seu tempo, que a cada dia é mais precioso.

Mauricio Ferraz de Paiva é engenheiro eletricista, especialista em desenvolvimento em sistemas, presidente do Instituto Tecnológico de Estudos para a Normalização e Avaliação de Conformidade (Itenac) e presidente da Target Engenharia e Consultoria – mauricio.paiva@target.com.br



Categorias:Opinião

Tags:, , , , ,

1 resposta

  1. Excelente

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: