A qualidade da inspeção do controle dimensional
Redação
O inspetor de controle dimensional deve possuir os conhecimentos teóricos e práticos para avaliar a qualidade no nivelamento de bases de máquinas e equipamentos, balanceamento de máquinas rotativas, rotores e turbinas, medir rotação de eixos de motores, realizar alinhamento de eixos, inspecionar peças, equipamentos e acessórios destinados à indústria mecânica, através de conceitos metrológicos que visam a garantir as características dimensionais de roscas, engrenagens, acoplamentos, polias, acabamentos superficiais, tolerâncias geométricas, e ajustes para acoplamentos com folgas e com interferências forçadas.
Da Redação –
A metrologia se aplica a todas as grandezas determinadas e, em particular, às dimensões lineares e angulares das peças mecânicas. Nenhum processo de usinagem permite que se obtenha rigorosamente uma dimensão prefixada. Por essa razão, é necessário conhecer a grandeza do erro tolerável, antes de se escolherem os meios de fabricação e controle convenientes.
No fundo, o controle não tem por fim somente reter ou rejeitar os produtos fabricados fora das normas; destina-se, antes, a orientar a fabricação, evitando erros. Representa, por conseguinte, um fator importante na redução das despesas gerais e no acréscimo da produtividade.
Um controle eficaz deve ser total, isto é, deve ser exercido em todos os estágios de transformação da matéria, integrando-se nas operações depois de cada fase de usinagem. Todas as operações de controle dimensional são realizadas por meio de aparelhos e instrumentos.
Devem, assim, controlar não somente as peças fabricadas, mas também os aparelhos e instrumentos verificadores: de desgastes, nos verificadores com dimensões fixas; e de regulagem, nos v...