Publicado em 04 jul 2023

A importância da locação topográfica e do controle dimensional em uma edificação

Redação

O controle posicional e dimensional são etapas de grande importância durante o planejamento e a execução de uma edificação. Caso isso seja negligenciado, pode trazer consequências desastrosas, as quais poderão repercutir diretamente na fase de construção da obra, provocando defeitos. Portanto, é necessário um controle rigoroso nos métodos topográficos/geodésicos empregados para a determinação de pontos de referência e de pontos de objeto. Caso sejam descobertos a tempo, poderão ser contornados com um custo adicional reduzido, caso contrário, tem-se que recomeçar a obra do início, comprometendo seriamente os custos finais da obra. A locação é o processo de demarcação de pontos em campo para orientar o posicionamento dos elementos construtivos, conforme um projeto e o sistema de coordenadas da edificação (SCE) representa um sistema de coordenadas independente para cada edificação de um conjunto urbanístico, onde diversos SCE estão vinculados ao apoio topográfico do levantamento topográfico. Há procedimentos normativos obrigatórios para a locação e o controle dimensional de uma edificação.

Na engenharia civil o conhecimento dos conceitos de topografia e das técnicas de medição são premissas para realização de diversos projetos de engenharia e de uma certeza de sua qualidade. O levantamento topográfico é a primeira etapa de qualquer obra e vai coletar informações reais e precisas de área e perímetro do terreno para um bom projeto. A implantação de pontos de referência são pontos chaves para uma boa utilização da técnica de locação é a garantia da qualidade ao longo da execução de toda a obra.

Para o controle dimensional da geometria da obra, após concluída a montagem das formas, deve ser realizada a medição de vigas, pilares e baldrames, antes da concretagem para verificação das diferenças entre projeto e execução. As informações devem estar registradas em um relatório que deve ser analisado pelos responsáveis da obra e dos projetos, para a tomada de decisão e procedimentos adequados, para então liberar a próxima etapa da construção.

Após concluída a construção dos elementos construtivos, deve ser realizada a verificação da geometria da obra. Todas as informações devem estar registradas em um relatório que deve ser analisado pel...

Artigo atualizado em 04/07/2023 05:38.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica