Publicado em 04 jul 2023

A instalação de cabeçais de controle de sistemas de irrigação pressurizados

Redação

Os sistemas pressurizados frequentemente precisam de um conjunto motobomba e o cabeçal de controle, onde estão localizados o sistema de filtragem e o sistema de injeção, no caso da fertirrigação. Na sequência, estão as tubulações. Na maioria dos casos, são utilizados tubos plásticos de PVC (rígido) ou polietileno (mais flexível). Por fim, os emissores, que podem ser do tipo gotejador ou microaspersor. Esses são os principais componentes do sistema. Assim, o cabeçal de controle de irrigação é o conjunto de componentes e tubos instalados na entrada do sistema de irrigação que serve para controlar o funcionamento de um sistema de irrigação, isto é, abertura e fechamento do fluxo de água, regulagem de pressão, medição de água, filtragem e injeção de produtos químicos, sendo que o sistema de irrigação é o conjunto de tubos, componentes e dispositivos instalados no campo, com a finalidade de irrigar uma área específica. para os componentes e o método de instalação de cabeçais de controle de sistemas de irrigação pressurizados, com um tamanho nominal de até 200 mm. Os parâmetros normativos são aplicáveis somente aos componentes de cabeçais de controle de irrigação acima do solo para irrigação por aspersão e irrigação localizada (microaspersão, gotejamento etc.). Inclui o cabeçal de controle básico para irrigação, no qual outros componentes de controle e comando de irrigação podem ser montados (elétricos, eletrônicos e hidráulicos).

Da Redação – 

Os componentes do cabeçal de controle de irrigação devem ser instalados de uma maneira e sequência de montagem de acordo com a sua função. Os componentes de todas as classes de cabeçais de controle de irrigação devem ser montados de acordo com as instruções do fabricante. Para os sistemas de irrigação em que a entrada do cabeçal de controle de irrigação opera normalmente sob pressão, os cabeçais de controle de irrigação para filtragem e/ou os cabeçais de controle de irrigação para quimigação devem conter uma válvula para limpeza do elemento filtrante do filtro e/ou para abastecimento do tanque de injeção de produtos químicos com água de irrigação.

A válvula deve ser instalada em uma posição que facilite a sua abertura, de modo a permitir o fluxo de água através da válvula, sem que a água passe pelo filtro, pela bomba injetora de produtos químicos acionada a água ou pelo tanque injetor de fertilizante. A saída da válvula deve ser roscada ou deve ser equipada com outro dispositivo que permita que ela seja conectada a um tubo flexível. Os cabeçais de controle de irrigação que contêm unidades de tanque de injeç...

Artigo atualizado em 04/07/2023 05:40.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica